CONSUMIDORES VULNERÁVEIS VIA REDES SOCIAIS FACE À TEORIA DA CULTIVAÇÃO

Autores

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP/UFU, Uberlândia, MG, Brasil Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP, Brasil
  • Claudia Rosa Acevedo EACH-USP (Universidade de São Paulo) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU
  • Marli Auxiliadora da Silva Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP/UFU, Uberlândia, MG, Brasil

Palavras-chave:

MACROMARKETING, REDES SOCIAIS, CONSUMIDORES VULNERÁVEIS, TEORIA DA CULTIVAÇÃO.

Resumo

Estudos sobre as redes sociais e o seu uso como uma das principais mídias destacam o poder estruturador desse meio de comunicação sobre os consumidores, conforme pressupõe a Teoria da Cultivação. Mensagens e imagens postadas nas mídias têm o poder de incutir no consumidor novas crenças, atitudes e comportamentos, configurando-se a aculturação. Com a massificação e penetração das redes sociais, as empresas têm utilizado cada vez mais essa mídia para cultivar a ideia de consumo sem limites, deixando os consumidores vulneráveis. Devido ao estágio inicial das pesquisas sobre a vulnerabilidade do consumidor, principalmente no Brasil, este ensaio apresenta uma contribuição ao modelo teórico proposto por Baker, Gentry e Rittenburg (2005) ao discutir que a utilização das ferramentas do composto promocional de marketing pelas empresas nas redes sociais cultiva o comportamento de compra e gera como resposta a aculturação, fato explicado pela teoria da cultivação. Como resultado do consumo desenfreado tem-se consequências sociais como o endividamento e o stress em função do endividamento ou o arrependimento pela aquisição de produtos ou serviços desnecessários, constatando-se a necessidade de definição de políticas públicas para proteger tais consumidores, função que é delegada ao Estado e ao Macromarketing.

 

Biografia do Autor

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP/UFU, Uberlândia, MG, Brasil Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP, Brasil
    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2015). Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (2007). Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing. Suas pesquisas, desde 2009, são focadas na área de Marketing, principalmente, nas linhas de Comportamento do Consumidor e Marketing Social.
  • Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP (Universidade de São Paulo) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU
    Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998). Cursou um ano do doutorado com bolsa Sanduíche CAPES na Georgia State University (1996-1997) e foi Associate Professor na Quinnipiac University no Departamento de Marketing de 2001 a 2002. Atualmente é professora (regime de turno completo - MS-3) no curso de Marketing da EACH-USP e professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU.
  • Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP/UFU, Uberlândia, MG, Brasil
    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Contábeis pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (1991). Possui especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal na Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU).

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Publicado

2016-05-09

Edição

Seção

Artigos