COMPARAÇÃO ENTRE O PERFIL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM MAIOR E MENOR DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE DE CLUSTER NO PARANÁ EM 2011

Autores

  • Andrielly Arenhart Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda Mendes Bezerra Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Para que a escolaridade se reverta efetivamente em capital humano é necessário o aumento da  produtividade de quem a recebe, ou seja, essa escolaridade deve ser de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o perfil dos alunos do ensino fundamental com maior e menor nota na prova do SAEB, a fim de identificar quais são os fatores que mais contribuem para os bons resultados no aprendizado, e, portanto, para a formação de capital humano. A metodologia utilizada para identificar os perfis dos alunos é a análise de cluster, separando a análise em fatores estruturais e em fatores socioeconômicos. Os resultados indicam que as variáveis socioeconômicas dos alunos são as que apresentam maior similaridade com as médias das notas, seguidas pelas variáveis das características estruturais da escola.

Biografia do Autor

  • Andrielly Arenhart, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Fransciso Beltrão. 
  • Fernanda Mendes Bezerra, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Professora do programa em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Francisco Beltrão. 

Downloads

Publicado

2015-05-15

Edição

Seção

Artigos