VALORAÇÃO DOS INTANGÍVEIS DAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

Autores

  • Giovanna Gerolamo Pupin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Santiago Valcacer Rodrigues Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis, EVA, MVA, Q de Tobin, Telecomunicações

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivos valorar os ativos intangíveis do Setor de Telecomunicações no Brasil, a partir dos principais métodos de precificação e analisar os seus reflexos na constituição do valor das empresas. Os processos de avaliação deste tipo de ativo, ainda, são controversos e as bases, que suportam os valores nas demonstrações financeiras da IFRS (International Financial Reporting Standards), são limitadas quanto ao impacto econômico destes ativos. Neste sentido, escolheu-se as cinco empresas instaladas no Brasil com ativos negociados na BM&FBOVESPA de 2003 até 2010. A abordagem metodológica foi do tipo descritivo, a partir dos métodos quantitativos que consideram a capacidade de criação de valor econômico (EVA®, MVA® e Q-Tobin). As empresas analisadas foram: Oi S.A., Telemar Participações S.A., Inepar Telecomunicações S.A., Vivo S.A. e Tim Participações S.A. Os resultados mostraram que as cinco empresas não agregaram valor por meio dos ativos intangíveis no período analisado. Os valores dos ativos intangíveis combinados com os tangíveis não refletiram os valores de mercado das empresas, o que contraria o framework teórico utilizado. Dessa forma, este estudo abre novas oportunidades de pesquisa para captar o valor intangível das organizações e, com efeito, o seu real impacto no valor de mercado.

 

Biografia do Autor

  • Giovanna Gerolamo Pupin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atua como administradora na Nestlé do Brasil.
  • David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Atua como professor assistente doutor em regime de dedicação integral à docência e pesquisa na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", junto ao Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
  • Santiago Valcacer Rodrigues, Universidade de Fortaleza
    Administrador de Empresas pelas Universidade Potiguar, Especialista em Finanças pela Universidade de Fortaleza. Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Edição

Seção

Artigos