A PESQUISA EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO BRASIL, DE 2007 A 2011, SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS (ARS)
Resumo
Este estudo teve por objetivo construir um mapa da produção científica brasileira sobre comportamento do consumidor, utilizando-se metodologicamente da análise das redes sociais (ARS), focando as redes relacionais de coautoria e de instituições. Para tanto, foram analisados 184 artigos, produzidos por 333 coautores, vinculados a 65 instituições, colhidos no EnANPAD, no período de 2007 a 2011. Com base nesta análise, verificou-se que a rede de coautores é pouco densa, pois utilizava menos de 1% das possibilidades de laços da rede, além disso a sua centralidade era baixa, devido à desconexão entre os coautores. Similarmente, na rede de instituições, constatou-se baixa densidade, pois menos de 4% das relações possíveis na rede foram efetivadas, além de pouco conectada, devido à baixa centralidade, averiguada pelos resultados dos graus de centralização, intermediação e proximidade. O cenário verificado no campo de pesquisa de comportamento do consumidor, no Brasil, não se encontrava consolidado sob a ótica da ARS, pois quanto mais maduro é um campo de pesquisa, mais densa e conectada será sua rede e torna maior a possibilidade do intercâmbio de ideias e de informações, devido à maior interlocução entre seus atores.
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