INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REDES DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM CONSÓRCIOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Gemael Chaebo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
  • Patrícia Campeão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mariana Guerra Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Consórcios intermunicipais, Redes de políticas públicas, Relações interorganizacionais, Segurança alimentar e nutricional.

Resumo

Redes interorganizacionais constituídas em torno de consórcios intermunicipais podem ser consideradas parte de seu arranjo institucional? Para responder, foram realizadas 133 entrevistas semiestruturadas com representantes de organizações presentes em três consórcios de segurança alimentar do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de identificar se essas organizações estão integradas de fato ao arranjo institucional formado pelo consorciamento. A revisão da literatura permitiu inferir que redes interorganizacionais constituídas em torno de consórcios podem ser consideradas como parte de seu arranjo institucional, pois são essas organizações as responsáveis pela implementação das políticas públicas na prática. No entanto, os resultados empíricos dos consórcios intermunicipais de segurança alimentar de Mato Grosso do Sul demonstram sentido contrário. Esse desencontro entre teoria e prática pode ser justificado pelo desconhecimento da política em questão pelas organizações presentes em nível territorial, assim como pela falta de governanças no arranjo - demonstrando que a implementação é meramente simbólica. O diagnóstico desses entraves para implementação da política de segurança alimentar a partir do referencial de redes pode auxiliar na determinação de estratégias para superar tais dificuldades.

Biografia do Autor

  • Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
    Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília. Professor Assistente do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
  • Patrícia Campeão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduada em Matemática pela Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta dos cursos de graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Mariana Guerra, Universidade de Brasília
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Assistente do departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Edição

Seção

Artigos