CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS FÍSICOS DE TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DE TRANSPORTE DO CORREDOR CENTRO-OESTE

Autores

  • Paulo Eduardo Ferlini Teixeira UFMS
  • Patricia Campeão UFMS

Resumo

Este trabalho foi elaborado e tem como objetivo a caracterização dos recursos físicos dos terminais intermodias hidroviários do corredor centro-oeste de escoamento de grãos para exportação, a partir da utilização do modelo de indicadores de desempenho organizacional e o método de Análise Envoltória de Dados – DEA, concebido para a geração de indicadores de eficiência produtiva de terminais intermodais de transporte hidroviários. Como contextualização desta pesquisa, foi feita uma breve revisão de alguns conceitos logístico e de gesto organizacional, voltados para a avaliação de terminais intermodais; são apresentados alguns conceitos e abordagens sobre o quê e como avaliar, caracterizar e gerar um parecer de como se comporta os terminais intermodais de transporte. O método de coleta da pesquisa foi a revisão bibliográfica de relatórios e livros técnico-científicos e a pesquisa em loco, com a aplicação de questionários semi-estruturados nos terminais intermodais hidroviários do corredor logístico Centro-Oeste no ano de 2008. Com essa pesquisa pode-se ter uma comparação entre a eficiência dos terminais, colocando os mais eficientes conforme característica de movimentação de grãos. 

Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Ferlini Teixeira, UFMS
    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), Especialização em Orientação Pedagógica à Distância pela UFMS (2009) e Mestrado em Administração, área de concentração Agronegócio, pela UFMS (2010) Atualmente é Docente do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Acre - Campus Xapuri - AC. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, logística e agronegócio. 
  • Patricia Campeão, UFMS
    Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1997) e graduação em bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nos curso de graduação em Administração e no curso de pós-graduação (mestrado) em Administração. Atua, principalmente, nas áreas de administração da produção, economia industrial e economia regional. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa na área de desenvolvimento local sob a ótica da competitividade sustentável de sistemas locais de produção voltados ao agronegócio. 

Downloads

Publicado

2013-05-14

Edição

Seção

Artigos