POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INSERÇÃO DOS/AS JOVENS AO MERCADO DE TRABALHO: ABORDAGEM ESTRATÉGICA NO SETOR GASTRONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rau.v13i2.11640Resumo
A área da gastronomia vem reconhecendo a importância de ter uma equipe qualificada, motivada e que esteja conectada com as expectativas e cultura da empresa, embora ainda sejam poucas as organizações que invistam em qualificação de seus funcionários. Observa-se que as políticas públicas para a inserção de jovens ao mercado de trabalho são escassas e/ou ineficientes. O segmento de restaurantes comerciais, necessita qualificar a gestão de pessoas nas organizações, para que possa oferecer condições de segurança alimentar à população consumidora. Este estudo teve como objetivo, compreender e listar as ações realizadas para gestão dos talentos em serviços de alimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual buscou-se compreender os fenômenos abordados principalmente à base de narrativas e experiências dos gestores. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado e interpretados pela análise de discurso de Vergara. Participaram desta pesquisa, cinco gestores de restaurantes comerciais do município de Botucatu - SP, classificados por linhas de atuação: à la carte e fast-food. Os resultados apontaram para cinco categorias significativas para compreender como vem sendo realizadas as ações para gestão de talentos: 1) Recrutamento e Seleção; 2) Treinamento e Desenvolvimento; 3) Plano de Carreira, 4) Remuneração e 5) Avaliação de Desempenho.
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