NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES SOB A ÓTICA DE GESTORES, DOCENTES E ESTUDANTES DO CURSO

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Faculdade Capivari
  • Ana Paula Matias
  • Pedro Antonio De Melo UFSC
  • Nilo Otani UFSC

Palavras-chave:

NDE. Administração. Projeto Pedagógico.

Resumo

O Artigo versa sobre as contribuições, na ótica de gestores, professores e estudantes de um curso de Administração, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para a consolidação do projeto pedagógico eficaz. A fundamentação teórica elenca aspectos vinculados à regulação na educação superior, sobre os instrumentos de avaliação e sua coerência com as políticas institucionais de uma Instituição de educação superior e sobre o surgimento e contribuição do NDE na consolidação de políticas de gestão nos cursos de graduação. Os procedimentos metodológicos, alinhados a pesquisa interpretativista, preconizaram o desenvolvimento de uma entrevista em profundidade com agentes vinculados à comunidade acadêmica do curso em estudo, absorvendo as contribuições de gestores, docentes e estudantes de um determinado curso de administração. Os resultados, apresentados no capitulo quatro, permitem concluir que, entre outros aspectos, o NDE é um núcleo que promove a interdisciplinaridade na formação do Administrador e, sobretudo, responsável pela qualificação do corpo docente do curso de Administração.

Biografia do Autor

  • Thiago Henrique Almino Francisco, Faculdade Capivari
    Mestre em Administração Universitária
  • Ana Paula Matias
    Mestranda em Administração. Professora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Capivari, nas disciplinas de Empreendedorismo, Marketing, Teoria Geral da Administração...; Professora-Tutora Externa do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Leonardo Da Vinci; Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Capivari.
  • Pedro Antonio De Melo, UFSC
    Doutor em Engenharia da Produção.
  • Nilo Otani, UFSC
    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos