A PLURALIDADE CONCEITUAL DA EFICÁCIA: UMA ABORDAGEM MERCADOLÓGICA

Autores

  • Lechan Colares-Santos Universidade do Oeste Paulista
  • Dario Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

eficácia organizacional, mercadologia, desempenho, avaliação.

Resumo

O objetivo deste trabalho teórico é analisar o significado da expressão eficácia, visando apresentar uma definição para eficácia organizacional, além de apontar um modelo de mensuração da eficácia organizacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa sistemática em diversos bancos de dados científicos (JSTOR Arts & Sciences I Collection, Science Direct, Web of Science e Scopus), além, de análise de variadas obras relacionadas ao tema eficácia organizacional. De maneira geral, duas visões foram percebidas. A primeira aborda a eficácia organizacional em um construto unidimensional, podendo ser definida como o parâmetro para o alcance dos objetivos organizacionais, aliado a adaptação da organização ao meio em que está inserida. Já a segunda visão apresenta-se sob um construto multidimensional, que engloba diferentes indicadores agrupados em diversas dimensões, que visa atender variados critérios ligados aos objetivos organizacionais. Seguindo esta visão, um modelo de mensuração da eficácia organizacional proposto por Carvalho e Gomes (2002).

 

Biografia do Autor

  • Lechan Colares-Santos, Universidade do Oeste Paulista

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

    Professor do departamento de Administração da Universidade do Oeste Paulista.

    lechan@unoeste.br

  • Dario Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Administração pela Fundação Getúlio VargasProfessor da Universidade Federal de Mato Grosso do SulAv. Senador Filinto Muller, 1555, Bairro Vila IpirangaCEP: 79074-460 Campo Grande – MS Brasile-mail: dariolimafilho@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-01-09

Edição

Seção

Artigos