PERSPECTIVA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO

Autores

  • Flavia Massuga Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) https://orcid.org/0000-0003-2490-6678
  • Simone Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Francieli Cristina Roik Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v12i2.10561

Resumo

Desde a Revolução Industrial, diversas teorias administrativas foram desenvolvidas a fim de auxiliar na melhor gestão empresarial dado um contexto particular. As teorias clássicas da administração representadas por Fredrick Taylor, Henri Fayol e Max Weber, apesar das críticas direcionadas, apresentam princípios ainda aplicáveis na administração das organizações modernas. A fim de elucidar essa questão, este estudo tem como objetivo principal avaliar como as teorias clássicas da administração estão inseridas na prática de uma empresa do ramo farmacêutico que atua com a venda e manipulação de medicamentos na cidade de Irati, PR. Para tanto foi realizado um estudo de caso, por meio de entrevista e observação in loco. Os resultados apontam que a empresa investigada possui traços racionais, uma cadeia escalar, divisão de tarefas, supervisão funcional, incentivos salariais e outras características das escolas clássicas da administração. Muitas dessas características contribuem com a eficiência organizacional, entretanto, outras como a exagerada supervisão e o sistema de recompensas desproporcional precisam ser repensadas a fim de contribuir com um melhor desempenho no contexto específico.

Biografia do Autor

  • Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2020). Atualmente é técnica de ensino (intermitente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 

  • Simone Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Docência em Administração, com MBA em Controladoria e Finanças. Formada em Administração e Secretariado Executivo. Atualmente é técnica de ensino (intermitente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 

  • Francieli Cristina Roik, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Administradora.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos