PERSPECTIVA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rau.v12i2.10561Resumo
Desde a Revolução Industrial, diversas teorias administrativas foram desenvolvidas a fim de auxiliar na melhor gestão empresarial dado um contexto particular. As teorias clássicas da administração representadas por Fredrick Taylor, Henri Fayol e Max Weber, apesar das críticas direcionadas, apresentam princípios ainda aplicáveis na administração das organizações modernas. A fim de elucidar essa questão, este estudo tem como objetivo principal avaliar como as teorias clássicas da administração estão inseridas na prática de uma empresa do ramo farmacêutico que atua com a venda e manipulação de medicamentos na cidade de Irati, PR. Para tanto foi realizado um estudo de caso, por meio de entrevista e observação in loco. Os resultados apontam que a empresa investigada possui traços racionais, uma cadeia escalar, divisão de tarefas, supervisão funcional, incentivos salariais e outras características das escolas clássicas da administração. Muitas dessas características contribuem com a eficiência organizacional, entretanto, outras como a exagerada supervisão e o sistema de recompensas desproporcional precisam ser repensadas a fim de contribuir com um melhor desempenho no contexto específico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.