TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES

  • Maria Francisca da Cunha
  • Sueli Liberatti Javaroni
Palavras-chave: Currículo, Formação inicial de professores., Metodologias para o ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no paradigma qualitativo. Tal pesquisa teve por objetivo investigar acerca da inserção das Tecnologias Digitais nos cursos de formação inicial de professores de Matemática ofertados pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Para buscar indícios dessa compreensão, o contexto para a produção dos dados foi formado pelos cursos de Licenciatura em Matemática da Unesp, nos câmpus de Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto. Apresentamos aqui dados provenientes da análise de documentos oficiais como o Projeto Político Pedagógico dos cursos investigados, da aplicação de questionários a estudantes que na ocasião da ida a campo, cursavam ou haviam cursado a disciplina de estágio supervisionado II e da realização de entrevistas semiestruturadas com professores que atuavam nos cursos observados. Com a análise realizada, é possível afirmar que as TD estão inseridas nos cursos observados e que por vezes é vista tanto por professores quanto estudantes como ferramentas para auxiliar em atividades pedagógicas, como um recurso didático presente em softwares, vídeos, plataformas e aplicativos, subsidiando os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Em outros momentos, são atribuídas às TD o papel de novas metodologias de ensino, ou seja, foi apontado que utiliza-se as TD para propiciar ao ensino de conteúdos novas maneiras de se trabalhar e despertar o interesse do estudante. Por fim, foi apontado também que as TD auxiliam na comunicação entre os estudantes e professores, como por exemplo, as redes sociais que podem ser utilizadas auxiliando a condução das disciplinas ministradas, bem como a ferramentas como o Dropbox, dentre outros que auxiliam o gerenciamento dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas.

Palavras-chave: Currículo. Formação inicial de professores. Metodologias para o ensino de Matemática.

Publicado
2021-08-03