ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU COM AUXILIO DO GEOGEBRA

  • Amábile Jeovana Neiris Mesquita
  • Valdiron Robson Ferreira de Sousa
Palavras-chave: GeoGebra, Abordagem Dialógica e Investigativa, Ensino e Aprendizagem, Função Polinomial do Primeiro Grau.

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de apresentar os resultados obtidos em uma experiência envolvendo o uso de tecnologias em especial ao Software do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa expõe o GeoGebra como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de função polinomial do primeiro grau. A partir da literatura consultada, considera-se que a inserção das tecnologias no ambiente de ensino possibilita que os alunos construam seus próprios conhecimentos e assumam um papel ativo nesta construção, ou seja, colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Buscando exemplificar sua utilização e benefícios em sala de aula, foi planejada e desenvolvida uma atividade para o estudo da função polinomial do primeiro grau, por meio do software GeoGebra. A proposta tem como objetivo principal a análise das variações dos coeficientes angular e linear, podendo assim evidenciar a utilidade desses coeficientes na função de primeiro grau. Essa pesquisa foi aplicada em uma turma de alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado da Cidade de Goiás (GO). A escolha do software GeoGebra se deve, em específico, às suas características serem apropriadas na análise do elemento algébrico e gráfico simultaneamente. A pesquisa é de cunho qualitativo e com uma abordagem dialógica e investigativa, para uma interação e colaboração dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade e inserção dos mesmos em um ambiente de ensino diferente do tradicional.

 

Palavras-chave: GeoGebra. Abordagem Dialógica e Investigativa. Ensino e Aprendizagem. Função Polinomial do Primeiro Grau.

Publicado
2021-08-02