ENTRE PRINCESAS E SAPOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A LITERATURA PARA ENSINAR MATEMÁTICA

  • Roseli Araújo Barros
  • Thayssa Pereira da Silva
  • Renata Herwig de Moraes Souza
Palavras-chave: Matemática, Literatura, Sequência didática, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O texto apresenta os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em que se discutiu a literatura como estratégia metodológica para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, com base na elaboração/aplicação de uma sequência didática formulada a partir do livro A Princesa e o Sapo, de Jacob e Wilhelm Grimm. Partindo da leitura da obra, foram propostas algumas atividades objetivando a resolução de problemas envolvendo as quatro operações básicas da Matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Ademais, buscou-se a compreensão das situações propostas e o aprimoramento das habilidades de leitura e cálculo. Para seu desenvolvimento, optou-se por uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) a partir da pesquisa-ação (TRIPP, 2005) com enfoque narrativo (CLANDININ; CONNELLY, 2011), já que se buscou reflexões acerca da própria prática pedagógica. O desenvolvimento das atividades mostrou a possibilidade de abordar matemática e literatura de modo interdisciplinar, considerando o interesse dos alunos pelo mundo da leitura e escrita. Além disso, que a conexão entre matemática e literatura incita no aluno para além do aprendizado, que se encontra no currículo escolar, desenvolvendo outras habilidades para o pensamento matemático.

 

PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Literatura. Sequência didática. Ensino e Aprendizagem.

Publicado
2021-08-02