A AUTORIA NA EDUCAÇÃO E NA PESQUISA EDUCACIONAL: UM DINAMISMO DA SUBJETIVIDADE
Palavras-chave:
Educação; Autoria; Pesquisa EducacionalResumo
Esse artigo é fruto de um profícuo diálogo sustentado ao longo, e posteriormente, de um processo de orientação da Tese de Doutorado “Autoria, Subjetividade e Produção de Conhecimento na Pesquisa Em Educação”. Entre outras contribuições teóricas, apresentamos aqui alguns fundamentos que poderão arejar o Campo Educacional e a Pesquisa em Educação: uma reinterpretação de Foucault, em sua proposta sobre autoria, que incide sobre sua natureza não institucionalizável, já que depende do ato de saber subjetivo do sujeito, mostrando sua antinomia às pretensões universalizantes, generalistas e totalizantes do patrimônio demonstrativo, explicativo e conceitual da racionalidade e formalismo científicos. Essa escritura destaca o dinamismo da subjetividade nos diferentes processos e princípios educacionais, especificamente no que se refere à autoria, por sua vez, antinômica à reprodução e assimilação; faz uma subversão epistemológica, à medida que acentua o processo mais amplo de produção de sentido do sujeito e sua relação constitutiva da/pela linguagem, bordejando o dinamismo do Campo Simbólico inerente a tais processos.
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