A AUTORIA NA EDUCAÇÃO E NA PESQUISA EDUCACIONAL: UM DINAMISMO DA SUBJETIVIDADE

Autores

Palavras-chave:

Educação; Autoria; Pesquisa Educacional

Resumo

Esse artigo é fruto de um profícuo diálogo sustentado ao longo, e posteriormente, de um processo de orientação da Tese de Doutorado “Autoria, Subjetividade e Produção de Conhecimento na Pesquisa Em Educação”. Entre outras contribuições teóricas, apresentamos aqui alguns fundamentos que poderão arejar o Campo Educacional e a Pesquisa em Educação: uma reinterpretação de Foucault, em sua proposta sobre autoria, que incide sobre sua natureza não institucionalizável, já que depende do ato de saber subjetivo do sujeito, mostrando sua antinomia às pretensões universalizantes, generalistas e totalizantes do patrimônio demonstrativo, explicativo e conceitual da racionalidade e formalismo científicos. Essa escritura destaca o dinamismo da subjetividade nos diferentes processos e princípios educacionais, especificamente no que se refere à autoria, por sua vez, antinômica à reprodução e assimilação; faz uma subversão epistemológica, à medida que acentua o processo mais amplo de produção de sentido do sujeito e sua relação constitutiva da/pela linguagem, bordejando o dinamismo do Campo Simbólico inerente a tais processos.

Biografia do Autor

  • Arnaud Soares de Lima Junior, Universidade do Estado da Bahia

    Doutor em Educação. Psicanalista. Pedagogo. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)/UNEB; Membro Fundador do Instituto Freudiano e Clínica Psicanalítica (IFCP)/UNEB; Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (UMANITÀ)/UNEB. Realiza estudos e pesquisas nos campos: Educação; Epistemologia; Estética; Linguagem; Subjetividade; bem como suas interseções no Currículo e nos Processos Tecnológicos.

  • Leonardo Silveira Santana

    Doutor em Educação e Contemporaneidade. Educador e Designer. Atuou no Curso de Licenciatura em Educação Profissional, na Faculdade SENAI CIMATEC, nas disciplinas: Construção de Recursos Didáticos Multimídias I (60h); Construção de Recursos Didáticos Multimídias II (60h); Educação e Tecnologias Contemporâneas (60h); Redes Digitais na Educação (30h). Atuou como Designer do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI-BA. Realiza estudos e pesquisas nos campos: Educação; Epistemologia; Autoria, Didática e Processos Tecnológicos.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos