FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES ALFABETIZADORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15152Palavras-chave:
Alfabetização. Docência. Formação Continuada.Resumo
Para realização deste Trabalho de Curso escolheu como objeto de estudo a formação continuada de docentes alfabetizadores evidenciando desafios e perspectivas. Prevista nos textos legais esta formação é parte das políticas públicas em Educação e deve ser considerada por todos os agentes educacionais. O problema científico que orientou a realização da pesquisa foi responder ao questionamento: a formação continuada de docentes resulta em efetividade e melhoria do processo ensino- aprendizagem na Alfabetização? Como hipótese se colocou em perspectiva que o avanço científico e conceitual da Alfabetização pode se relacionar com atitude profissional do docente em assumir sua formação continuada, seja na forma institucionalizada, de estudos independentes ou na reflexão e revisão sobre o exercício de sua ação docente, ou em todas estas formas. O objetivo geral foi ampliar e aprofundar conhecimento teórico sobre a formação continuada de docentes que atuam na Alfabetização. De natureza qualitativa adotou- se a pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos adotou-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados permitiram ampliação e aprofundamento teórico do tema e a confirmação da hipótese. Da conclusão da pesquisa resultaram apontamentos que colocam a formação continuada de docentes alfabetizadores como de elevada necessidade para a busca de soluções de questões que na Alfabetização ainda representam lacunas.