FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES ALFABETIZADORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Nadynne Ferreira Barbosa
  • Thais Nogueira Tomaz
  • Márcia Rosa da Silva UEG Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15152

Palavras-chave:

Alfabetização. Docência. Formação Continuada.

Resumo

Para realização deste Trabalho de Curso escolheu como objeto de estudo a formação continuada de docentes alfabetizadores evidenciando desafios e perspectivas. Prevista nos textos legais esta formação é parte das políticas públicas em Educação e deve ser considerada por todos os agentes educacionais. O problema científico que orientou a realização da pesquisa foi responder ao questionamento: a formação continuada de docentes resulta em efetividade e melhoria do processo ensino- aprendizagem na Alfabetização? Como hipótese se colocou em perspectiva que o avanço científico e conceitual da Alfabetização pode se relacionar com atitude profissional do docente em assumir sua formação continuada, seja na forma institucionalizada, de estudos independentes ou na reflexão e revisão sobre o exercício de sua ação docente, ou em todas estas formas. O objetivo geral foi ampliar e aprofundar conhecimento teórico sobre a formação continuada de docentes que atuam na Alfabetização. De natureza qualitativa adotou- se a pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos adotou-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados permitiram ampliação e aprofundamento teórico do tema e a confirmação da hipótese. Da conclusão da pesquisa resultaram apontamentos que colocam a formação continuada de docentes alfabetizadores como de elevada necessidade para a busca de soluções de questões que na Alfabetização ainda representam lacunas.

Biografia do Autor

  • Nadynne Ferreira Barbosa

    Graduada em Pedagogia (nadynnebarbosa17@hotmail.com).

  • Thais Nogueira Tomaz

    Graduada em Pedagogia (nogueirathais55@gmail.com).

  • Márcia Rosa da Silva, UEG

    (Orientadora) Mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Havana –Cuba (marcia.rosa@ueg.br).

Downloads

Publicado

2024-03-10

Edição

Seção

Artigos