INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NA VISÃO DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS-GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15141Palavras-chave:
Indisciplina; Escola. Alunos. Professores. Família.Resumo
Este trabalho é de caráter teórico-empírico e descritivo-interpretativo, o mesmo tomará a indisciplina como objeto de estudo. Os sujeitos desta pesquisa são os educadores de 1º a 5º ano da Instituição de Ensino Escola Municipal Polo Rural Lino Gedeão de Quirinópolis – Goiás. Neste estudo, optou-se pelo questionário como instrumento de coleta de dados. Como foco se tem a questão considerada abrangente por desvelar a crença do que seja indisciplina. Olhando a relação professor-aluno como fator determinante para as expressões de indisciplina em sala de aula, já tem sido salientado por pesquisadores do tema. Com o aporte dos seguintes autores: AQUINO (1996), Freire (1996), Garcia (1999), TIBA (2006), ZAGURY (1995) entre outros. Esta pesquisa se deu pela necessidade de entender o que se passa dentro de uma sala de aula que leva aos rumores constantes de indisciplina. Assim indisciplina escolar é um sintoma de que algo não vai bem, se há conflitos, a falhas os resultados apontados mostraram que a relação estabelecida entre educador e educando na maior parte das vezes é a falta de cumplicidade entre os mesmos. Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudar conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotar como conhecimentos necessários ao processo educacional. O aumento da indisciplina dentro e fora das salas de aula é uma afirmativa comum entre os educadores dos anos iniciais do ensino fundamental. As diversas formas de organizações sociais dos alunos e a relação com o processo de aprendizagem são fatores que interferem na dinâmica da sala de aula. As causas familiares da indisciplina levam a pensar que os educandos adquirem os modelos de comportamento que exteriorizam na sala de aula.