INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NA VISÃO DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15141

Palavras-chave:

Indisciplina; Escola. Alunos. Professores. Família.

Resumo

Este trabalho é de caráter teórico-empírico e descritivo-interpretativo, o mesmo tomará a indisciplina como objeto de estudo. Os sujeitos desta pesquisa são os educadores de 1º a 5º ano da Instituição de Ensino Escola Municipal Polo Rural Lino Gedeão de Quirinópolis – Goiás. Neste estudo, optou-se pelo questionário como instrumento de coleta de dados. Como foco se tem a questão considerada abrangente por desvelar a crença do que seja indisciplina. Olhando a relação professor-aluno como fator determinante para as expressões de indisciplina em sala de aula, já tem sido salientado por pesquisadores do tema. Com o aporte dos seguintes autores: AQUINO (1996), Freire (1996), Garcia (1999), TIBA (2006), ZAGURY (1995) entre outros. Esta pesquisa se deu pela necessidade de entender o que se passa dentro de uma sala de aula que leva aos rumores constantes de indisciplina. Assim indisciplina escolar é um sintoma de que algo não vai bem, se há conflitos, a falhas os resultados apontados mostraram que a relação estabelecida entre educador e educando na maior parte das vezes é a falta de cumplicidade entre os mesmos. Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudar conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotar como conhecimentos necessários ao processo educacional. O aumento da indisciplina dentro e fora das salas de aula é uma afirmativa comum entre os educadores dos anos iniciais do ensino fundamental. As diversas formas de organizações sociais dos alunos e a relação com o processo de aprendizagem são fatores que interferem na dinâmica da sala de aula. As causas familiares da indisciplina levam a pensar que os educandos adquirem os modelos de comportamento que exteriorizam na sala de aula.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Borges Santos

    Graduada em pedagogia pela UEG 2011 (maryalia.borges@hotmail.com).

  • Priscila Siqueira

    Graduada em pedagogia pela UEG 2011 (prysiqueira@hotmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

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Seção

Artigos