MERENDA ESCOLAR: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Autores

  • Orenita dos Santos Costa
  • Joana Correa Goulart Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.15019

Palavras-chave:

Alimentação Escolar. PNAE. Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa possui como objeto de estudo a merenda escolar. O objetivo geral é compreender a importância da alimentação escolar para os alunos. Os objetivos específicos são: Fazer um levantamento histórico da merenda escolar no Brasil; Analisar a importância do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE; Identificar os benefícios da alimentação escolar para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; Compreender o processo de construção da merenda escolar na unidade escolar. A pesquisa científica é iniciada por meio da pesquisa bibliográfica, em que o pesquisador busca obras já publicadas relevantes para conhecer e analisar o tema problema da pesquisa a ser realizada, neste caso um levantamento e estudo sobre a merenda escolar no Brasil, bem como, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). é papel da escola assegurar a oferta de uma alimentação adequada e saudável, garantindo a segurança alimentar e nutricional e, como consequência, uma boa condição de saúde aos milhões de estudantes da educação básica. Sendo assim, é necessário que os gestores educacionais recebam orientações para uma gestão de qualidade, no qual estabeleça critérios técnicos para elaboração do cardápio escolar, constituindo-se como um alicerce para o aprimoramento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Biografia do Autor

  • Orenita dos Santos Costa

    Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás. orenitasantos40@gmail.com

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos