UM HÁBITO PARA O FUTURO: IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14916Palavras-chave:
Educação. Ensino Fundamental. Leitura.Resumo
O objetivo deste estudo é promover a reflexão acerca da importância de incentivar a leitura para o processo de construção do conhecimento na prática escolar do 1º ano e 2º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. A pesquisa teve origem na observação da leitura como uma atividade complexa, que requer de estudantes e professores formas adequadas de promover o desenvolvimento deste saber, despertando nos alunos interesse por essa atividade, além daquelas que são dirigidas pelos professores na sala de aula e em tarefas escolares para casa. É esperado que a atividade da leitura propicie crescimento na vida pessoal, social e acadêmica do aluno, mostrando seu progresso. O problema central norteou a pesquisa com as seguintes questões: como as atividades de leitura em sala de aula podem ser realizadas de maneira dinâmica, despertando no aluno o desejo pela leitura além das tarefas de casa? Aponta-se como hipótese que a prática de leitura em livros literários será de grande valia para que esses alunos possam se interessar pelo exercício da leitura em sua vida pessoal e, futuramente, se tornem leitores assíduos. A metodologia é exploratória, de caráter bibliográfico, com análise de materiais coletados na internet, sendo verificados artigos, sites do Ministério da Educação e livros no formato de e-book. O principal resultado foi o reconhecimento do valor da leitura para a formação do cidadão crítico e analítico, capaz de argumentar e interpretar com autonomia o conteúdo lido.