UM HÁBITO PARA O FUTURO: IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14916

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental. Leitura.

Resumo

O objetivo deste estudo é promover a reflexão acerca da importância de incentivar a leitura para o processo de construção do conhecimento na prática escolar do 1º ano e 2º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. A pesquisa teve origem na observação da leitura como uma atividade complexa, que requer de estudantes e professores formas adequadas de promover o desenvolvimento deste saber, despertando nos alunos interesse por essa atividade, além daquelas que são dirigidas pelos professores na sala de aula e em tarefas escolares para casa. É esperado que a atividade da leitura propicie crescimento na vida pessoal, social e acadêmica do aluno, mostrando seu progresso. O problema central norteou a pesquisa com as seguintes questões: como as atividades de leitura em sala de aula podem ser realizadas de maneira dinâmica, despertando no aluno o desejo pela leitura além das tarefas de casa? Aponta-se como hipótese que a prática de leitura em livros literários será de grande valia para que esses alunos possam se interessar pelo exercício da leitura em sua vida pessoal e, futuramente, se tornem leitores assíduos. A metodologia é exploratória, de caráter bibliográfico, com análise de materiais coletados na internet, sendo verificados artigos, sites do Ministério da Educação e livros no formato de e-book. O principal resultado foi o reconhecimento do valor da leitura para a formação do cidadão crítico e analítico, capaz de argumentar e interpretar com autonomia o conteúdo lido.

Biografia do Autor

  • Rayane Patrícia Silva Santos, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: rayanepatricia@hotmail.com

  • Sandra Rodrigues Sobrinho, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: sandrinharodrigues2010@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos