O LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14914Palavras-chave:
Educação. Educação Infantil. Lúdico.Resumo
Este artigo científico tem como objetivo compreender a importância do lúdico nos processos de aprendizagem das crianças pequenas. Justifica-se o presente estudo pela percepção, durante os estágios, de que o jogo é uma excelente forma de aprendizagem na educação infantil, pois já faz parte do cotidiano das crianças, além de ser uma necessidade dos indivíduos. Este trabalho trata e ao mesmo tempo defende o brincar na educação, principalmente nesse nível educacional. O problema em questão é se o lúdico pode ser um recurso importante na aprendizagem e também afeta o lado afetivo, cognitivo e social da criança. A partir disso, trabalha-se por hipótese e verificação bibliográfica de que a brincadeira deve fazer parte do trabalho, dos métodos e dos recursos dos professores. É preciso entender a influência da inteligência na educação infantil, compreender como a criança aprende por meio de brincadeiras e jogos e como isso pode favorecer seu desenvolvimento. Constata-se, como resultado, que a ludicidade é essencial no ambiente escolar e para que os alunos desenvolvam melhores relações afetivas e sociais com os colegas, a família e a sociedade como um todo, além de ser uma forma divertida de ensinar e poder aprender práticas que podem incluir, fazer e respeitar regras, pensar, adquirir autonomia e alcançar a felicidade.