IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA APÓS O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS LÚDICAS E EDUCAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14913

Palavras-chave:

Educação continuada. Alfabetização. Metodologias.

Resumo

O artigo objetiva identificar os reflexos da defasagem na alfabetização dos alunos na rede privada de Ensino e principalmente propor meios que visem diminuir os impactos negativos da não alfabetização satisfatória no tempo esperado. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, a qual ajuda as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais e produzir ideias próprias construindo assim um caminho de sucesso pela vida escolar. O problema em discussão é qual a importância da leitura e da escrita após o processo de alfabetização a partir das práticas lúdicas e educação continuada. Aponta-se por hipótese a constatação de que uma educação de qualidade para todos e com menos abandono tenha suas bases firmes e alicerçadas na alfabetização, sendo assim, o papel da escola não deve ser apenas de ensinar a ler e escrever, mas sim de ensiná-los a praticarem a leitura, e estar sempre lendo e transcrevendo o que leu e o que adquiriu com aquela leitura. A metodologia aplicada ao estudo foi a exploratória de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, utilizando-se como metodologia, o questionário com perguntas abertas que propuseram analisar o valor da educação continuada para a melhoria das condições de alfabetização. Os resultados apontam para a relevância de processos contínuos e estruturados para o êxito da alfabetização.

Biografia do Autor

  • Katiuscia de Assis Medeiros, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: katiuscia_medeiros@outlook.com

  • Maiara Taniguti dos Santos, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: pretamts@gmail.com

  • Susi Regina Lopes Miranda, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: susimiranda_20@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos