IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA APÓS O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS LÚDICAS E EDUCAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14913Palavras-chave:
Educação continuada. Alfabetização. Metodologias.Resumo
O artigo objetiva identificar os reflexos da defasagem na alfabetização dos alunos na rede privada de Ensino e principalmente propor meios que visem diminuir os impactos negativos da não alfabetização satisfatória no tempo esperado. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, a qual ajuda as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais e produzir ideias próprias construindo assim um caminho de sucesso pela vida escolar. O problema em discussão é qual a importância da leitura e da escrita após o processo de alfabetização a partir das práticas lúdicas e educação continuada. Aponta-se por hipótese a constatação de que uma educação de qualidade para todos e com menos abandono tenha suas bases firmes e alicerçadas na alfabetização, sendo assim, o papel da escola não deve ser apenas de ensinar a ler e escrever, mas sim de ensiná-los a praticarem a leitura, e estar sempre lendo e transcrevendo o que leu e o que adquiriu com aquela leitura. A metodologia aplicada ao estudo foi a exploratória de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, utilizando-se como metodologia, o questionário com perguntas abertas que propuseram analisar o valor da educação continuada para a melhoria das condições de alfabetização. Os resultados apontam para a relevância de processos contínuos e estruturados para o êxito da alfabetização.