LITERATURA INFANTIL LÚDICA: A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14912Palavras-chave:
Educação. Alfabetização. Lúdico.Resumo
O objetivo desta pesquisa é abordar a importância da literatura infantil lúdica no processo de alfabetização como metodologia facilitadora do trabalho pedagógico. A pesquisa se originou depois da observação no estágio supervisionado no ensino fundamental I, onde observamos a dificuldade de aprendizagem das crianças e pouca aplicação do lúdico por parte dos professores, pois o ensino era modelo remoto devido a pandemia. O problema é se nesse modelo de ensino, tal abordagem tem se mostrado eficaz? Aponta-se por hipótese que a ludicidade, seja enviesada a que método for, contribui para a construção de relações de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é exploratória de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa de fontes pesquisadas na plataforma Scielo, além de livros, teses e artigos de diversos autores que nos propôs maior entendimento sobre a temática. O resultado da pesquisa aponta para a importância de facilitar o trabalho pedagógico com a utilização do lúdico como ferramenta no processo de alfabetização e para desenvolvimento cognitivo, social e humano da criança.