LITERATURA INFANTIL LÚDICA: A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14912

Palavras-chave:

Educação. Alfabetização. Lúdico.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é abordar a importância da literatura infantil lúdica no processo de alfabetização como metodologia facilitadora do trabalho pedagógico. A pesquisa se originou depois da observação no estágio supervisionado no ensino fundamental I, onde observamos a dificuldade de aprendizagem das crianças e pouca aplicação do lúdico por parte dos professores, pois o ensino era modelo remoto devido a pandemia. O problema é se nesse modelo de ensino, tal abordagem tem se mostrado eficaz? Aponta-se por hipótese que a ludicidade, seja enviesada a que método for, contribui para a construção de relações de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é exploratória de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa de fontes pesquisadas na plataforma Scielo, além de livros, teses e artigos de diversos autores que nos propôs maior entendimento sobre a temática. O resultado da pesquisa aponta para a importância de facilitar o trabalho pedagógico com a utilização do lúdico como ferramenta no processo de alfabetização e para desenvolvimento cognitivo, social e humano da criança.

Biografia do Autor

  • Josy Alves Barbosa, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: josyalvesbarbosagi@hotmail.com

  • Maria de Fatima Marques, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: sou_eumaria@hotmail.com

  • Patrícia Placidina Borges, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: patriciaterraborges@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos