CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INDISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14911

Palavras-chave:

Educação infantil. Indisciplina. Enfrentamento.

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre as causas e consequências da indisciplina na educação infantil. A indisciplina escolar infantil é um dos grandes desafios no universo escolar, tanto para estudantes e professores quanto para as famílias. Falar sobre a indisciplina infantil faz-se necessário no cenário atual, principalmente considerando-se as dificuldades que ela pode gerar no processo de ensino-aprendizagem, e o quanto isso pode afetar na construção das relações e prejudicar a sociabilização dos estudantes. Nesse sentido, pautando-se na hipótese de que fora criada uma cultura de “transferência de responsabilidade”, na qual os pais, ao levarem seus filhos para a escola, estão literalmente entregando-os por inteiro, esperando que naquele período na escola, o docente não somente ensine/lecione os conteúdos programados, mas também eduque, afinal, criou-se um pensamento ordinário de que isso também é obrigação da escola. Por isso, busca-se neste artigo, também, questionar o que gera a indisciplina no ambiente escolar? Quais as causas e consequências desse comportamento? Para tanto, a metodologia adotada para este estudo é a exploratória de caráter bibliográfico com análise qualitativa das fontes obtidas a partir de pesquisa com os descritores Scielo+indisciplina+educação+infantil, sendo selecionados entre as 10 primeiras ocorrências, aquelas fontes que mais se ajustavam aos objetivos da pesquisa em questão. Registra-se como resultado a percepção de que a escola tem a sua função, o professor desempenha sua tarefa, e os pais devem, pois, também desempenhar o seu papel, afinal, a indisciplina na sala de aula só será superada quando cada um fizer sua parte no processo educacional.

Biografia do Autor

  • Hugo Leonardo Candido Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: hugoleonardocs@gmail.com

  • Solange Maria Sabina de Carvalho, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: solangevalentina76@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

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Artigos