CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INDISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO?
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14911Palavras-chave:
Educação infantil. Indisciplina. Enfrentamento.Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre as causas e consequências da indisciplina na educação infantil. A indisciplina escolar infantil é um dos grandes desafios no universo escolar, tanto para estudantes e professores quanto para as famílias. Falar sobre a indisciplina infantil faz-se necessário no cenário atual, principalmente considerando-se as dificuldades que ela pode gerar no processo de ensino-aprendizagem, e o quanto isso pode afetar na construção das relações e prejudicar a sociabilização dos estudantes. Nesse sentido, pautando-se na hipótese de que fora criada uma cultura de “transferência de responsabilidade”, na qual os pais, ao levarem seus filhos para a escola, estão literalmente entregando-os por inteiro, esperando que naquele período na escola, o docente não somente ensine/lecione os conteúdos programados, mas também eduque, afinal, criou-se um pensamento ordinário de que isso também é obrigação da escola. Por isso, busca-se neste artigo, também, questionar o que gera a indisciplina no ambiente escolar? Quais as causas e consequências desse comportamento? Para tanto, a metodologia adotada para este estudo é a exploratória de caráter bibliográfico com análise qualitativa das fontes obtidas a partir de pesquisa com os descritores Scielo+indisciplina+educação+infantil, sendo selecionados entre as 10 primeiras ocorrências, aquelas fontes que mais se ajustavam aos objetivos da pesquisa em questão. Registra-se como resultado a percepção de que a escola tem a sua função, o professor desempenha sua tarefa, e os pais devem, pois, também desempenhar o seu papel, afinal, a indisciplina na sala de aula só será superada quando cada um fizer sua parte no processo educacional.