INDISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14908

Palavras-chave:

Indisciplina. Comportamento. Educação Infantil. Escola. Família.

Resumo

A indisciplina nas séries iniciais tem sido um problema não apenas para professores, diretores, orientadores pedagógicos, mas também para pais e, consequentemente, para os próprios alunos/ vítimas da tirania dessa vilã que ameaça o futuro da educação infantil no Brasil. No afã de preencher essa lacuna vários pesquisadores têm-se debruçado sobre as teorias e pesquisas científicas para extrair dessas experiências algo próximo a um modelo senão ideal, pelo menos aceitável do ponto de vista do comportamento infantil. Na verdade, o papel da educação infantil não é encontrar na criança a personalidade pronta e acabada de um adulto, mas imprimir nesse cidadão mirim a célula da formação de caráter moral e afetivo. Procurando estabelecer uma ponte de coerência de valores entre a família e a escola entende-se que a família é que tem o papel de criar mecanismos, manter os organismos de ações morais e gerir essas virtudes. A escola só faz realçar esses valores.

Biografia do Autor

  • Elvânia Paula dos Santos Almeida, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia da UEG, UnU de Quirinópolis, 2009. (elvania.paula@hotmail.com).

  • Iara Maria Felipe Martins, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia da UEG, UnU de Quirinópolis, 2009. (iarakafelipe@yahoo.com.br).

  • Sandra Freitas Dutra Queiroz, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia da UEG, UnU de Quirinópolis, 2009. (sandra.freitas@hotmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos