INDISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14908Palavras-chave:
Indisciplina. Comportamento. Educação Infantil. Escola. Família.Resumo
A indisciplina nas séries iniciais tem sido um problema não apenas para professores, diretores, orientadores pedagógicos, mas também para pais e, consequentemente, para os próprios alunos/ vítimas da tirania dessa vilã que ameaça o futuro da educação infantil no Brasil. No afã de preencher essa lacuna vários pesquisadores têm-se debruçado sobre as teorias e pesquisas científicas para extrair dessas experiências algo próximo a um modelo senão ideal, pelo menos aceitável do ponto de vista do comportamento infantil. Na verdade, o papel da educação infantil não é encontrar na criança a personalidade pronta e acabada de um adulto, mas imprimir nesse cidadão mirim a célula da formação de caráter moral e afetivo. Procurando estabelecer uma ponte de coerência de valores entre a família e a escola entende-se que a família é que tem o papel de criar mecanismos, manter os organismos de ações morais e gerir essas virtudes. A escola só faz realçar esses valores.