A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14907

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Anos iniciais. Alfabetização.

Resumo

O presente trabalho tem como o objetivo analisar a importância da alfabetização no Ensino Fundamental, para o pleno desenvolvimento educacional da criança. A escolha do tema se justifica, devido às dificuldades observadas durante o estágio no processo de alfabetização de crianças em idade escolar nos anos iniciais. Acredita-se que essa análise permitirá também ao pedagogo uma reflexão sobre o desenvolvimento das habilidades motoras e sua relação com o processo de alfabetização. Embora o acesso à escola seja um direito garantido nas leis nacionais, muitas pessoas passam pela escola e saem sem saber ler e escrever como deveriam, isso devido uma série de fatores socioculturais e econômicos que interferem diretamente no processo de escolarização. Nesse contexto, questionam-se quais as dificuldades inerentes a esse processo. Para construção desta pesquisa, adotou-se o método exploratório de caráter bibliográfico com análise qualitativa das fontes obtidas por meio de pesquisa, a partir dos termos: scielo+alfabetização+dificuldades. A partir das informações apuradas, constatou-se como resultado, que a alfabetização é fundamental para o desenvolvimento do aluno, tanto em seu período escolar, como também no decorrer da vida em sociedade, de modo que as dificuldades precisam ser superadas ainda no primeiro ciclo.

Biografia do Autor

  • Elisvana Vieira Fernandes, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: elisvaniavieira@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos