O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DE SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14906

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental. Alfabetização.

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a evolução histórica do processo de alfabetização e do letramento no Brasil, mostrando os primórdios desse processo e tudo o que se pôde alcançar com o seu desenvolvimento. Justifica-se o tema abordado pelo fato de que, desde as últimas décadas, muito se discute sobre o processo educacional das crianças, de modo que todos os avanços teóricos e legais, quanto à educação da criança, são indicativos de um consenso que vem se construindo acerca não somente do papel social e político da Educação Infantil, mas, também, do valor educativo/formativo de creches e de pré-escolas para a criança. Questiona-se qual a relevância do processo histórico para a diversificação dos métodos de alfabetização. Apresenta-se por hipótese que o processo em que as crianças estão se preparando para sua inserção social por meio da linguagem muda de geração em geração, quando estão se preparando para ler, formular conceitos, escrever e ampliar sua linguagem, iniciando seu processo de desenvolvimento educacional. Para tal abordagem foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico acerca do tema e, a partir disso, busca-se perceber o quanto é fundamental ao educador conhecer a evolução da alfabetização e a sua aplicação metodológica. Aponta-se, por resultado, a constatação de que o educador é um mediador do processo de aprendizagem do educando, devendo registrar e diagnosticar as dificuldades apresentadas e cuidar sempre para que a sua intervenção pedagógica não provoque bloqueios nesse processo.

Biografia do Autor

  • Elisangela Pereira de Sousa Andrade, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: lilipink0072@yahoo.com

  • Nilvania Lemes Ferreira, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: nilvanialemes712@gmail.com

  • Renata Gomes de Oliveira, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: renatinha_gomes_09@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos