O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DE SEU CONTEXTO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14906Palavras-chave:
Educação. Ensino Fundamental. Alfabetização.Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a evolução histórica do processo de alfabetização e do letramento no Brasil, mostrando os primórdios desse processo e tudo o que se pôde alcançar com o seu desenvolvimento. Justifica-se o tema abordado pelo fato de que, desde as últimas décadas, muito se discute sobre o processo educacional das crianças, de modo que todos os avanços teóricos e legais, quanto à educação da criança, são indicativos de um consenso que vem se construindo acerca não somente do papel social e político da Educação Infantil, mas, também, do valor educativo/formativo de creches e de pré-escolas para a criança. Questiona-se qual a relevância do processo histórico para a diversificação dos métodos de alfabetização. Apresenta-se por hipótese que o processo em que as crianças estão se preparando para sua inserção social por meio da linguagem muda de geração em geração, quando estão se preparando para ler, formular conceitos, escrever e ampliar sua linguagem, iniciando seu processo de desenvolvimento educacional. Para tal abordagem foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico acerca do tema e, a partir disso, busca-se perceber o quanto é fundamental ao educador conhecer a evolução da alfabetização e a sua aplicação metodológica. Aponta-se, por resultado, a constatação de que o educador é um mediador do processo de aprendizagem do educando, devendo registrar e diagnosticar as dificuldades apresentadas e cuidar sempre para que a sua intervenção pedagógica não provoque bloqueios nesse processo.