A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14905

Palavras-chave:

Educação. Educação Infantil. Musica.

Resumo

Este artigo objetiva abordar a importância da música para o desenvolvimento infantil quando aliada as práticas pedagógicas auxiliando no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e motor. A pesquisa se deu a partir de estudos de artigos que abordavam o tema a fim de buscar uma melhor compreensão de como a música pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades tais como atenção, concentração, criatividade e autonomia das crianças na educação infantil. Para esse trabalho fora adotada a metodologia exploratória de caráter bibliográfico, buscando-se artigos na plataforma Scielo de 2010 a 2022 que abordassem as temáticas: Scielo+música+educação. Questiona-se como a musicalização pode melhorar a expressão corporal e a socialização da criança na Educação Infantil? A hipótese adotada é de que a musicalização na infância auxilia no desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e também contribui para a formação do indivíduo como ser crítico capaz de tomar suas próprias decisões. Espera-se por resultados que se amplie no meio acadêmico o debate e o entendimento sobre o que fora aqui elucidado.

Biografia do Autor

  • Eliene Pinto Costa Ferreira, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: elienepcferreira@gmail.com

  • Fabiana Cristina Oliveira Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: fabianaoliveira.fo919@gmail.com

  • Stefane Lopes Nunes, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: stefanelnunes@yahoo.com.br

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos