ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANA PERCILIANA DO PRADO VARGAS NA CIDADE DE GOIATUBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14901

Palavras-chave:

Educação. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem, no processo de alfabetização e letramento, enfrentados pelos professores de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Ana Perciliana do Prado Vargas, da cidade de Goiatuba. O tema originou-se a partir da observação da realidade educacional com alto índice de insucesso escolar, também cada vez mais crescente o número de queixas quanto às dificuldades de aprendizagem e o aumento de diagnósticos de problemas nesse sentido. Como problema central temos quais são as dificuldades que os professores enfrentam no processo de ensino-aprendizado, com relação à alfabetização e letramento na realidade das escolas municipais de Goiatuba? Apontam-se por hipótese características de disgrafia, disortografia, discalculia, dislexia, dislalia, gagueira, distúrbio psicomotor, TDAH e distúrbios emocionais. A metodologia é de caráter bibliográfico e levantamento, de abordagem quantitativa e qualitativa com a coleta de dados por meio de questionário objetivo e de participação voluntária de seis professoras dos anos iniciais na escola mencionada. De onde tem-se quantitativo de alunos com características de dificuldades de aprendizagem e vemos a necessidade e importância da intervenção do professor no processo ensino aprendizagem, principalmente nessa fase inicial da formação escolar, bem como a responsabilidade em identificar, orientar, encaminhar e adaptar ou reformular seus métodos de trabalho em busca do desenvolvimento do aluno, considerando todas as individualidades.

Biografia do Autor

  • Bruna Michele Martins Pimenta, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: brunamgtba@hotmail.com

  • Rubia D’Lucena Campos Nogueira, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: dlucenagtba@hotmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos