A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14899

Palavras-chave:

Família. Escola. Inclusão escolar.

Resumo

A família e a escola são duas instituições que possuem o mesmo elo a ‘educação’, por isso, devem interagir e colaborar de maneira mútua já que possuem os mesmos objetivos, ambas proporcionam o desenvolvimento fundamental para as crianças com deficiências em sua constituição enquanto sujeito autônomo, produtivo e participativo perante a sociedade. O presente artigo tem como objetivo não apenas discutir a questão da educação especial voltada para a inclusão escolar como também a importância da parceria entre a família e a escola no desenvolvimento da aprendizagem e seus respectivos papeis para obtenção desse desenvolvimento de forma efetiva e produtiva para a criança, destacando os desafios e as perspectivas neste processo de inclusão. Assim sendo, o presente artigo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado, para tanto, foram utilizados livros, artigos, sites confiáveis da internet entre outras fontes. Mediante o dialogo proposto por autores como Vasconcelos (1989), Amaral (2001), Dessen (2007); Polonia (2007), Oliveira (2010), Arruda e Almeida (2014), Petean e Borges (2002), pesquisadores apontados neste trabalho, ficou evidenciado que as escolas apesar de terem progredido em relação a inclusão ainda encontram dificuldades em promove-la efetivamente, mas que as dificuldades hoje existentes nesse processo, como a falta de conhecimento da família a respeito da deficiência  do filho ou o diálogo inexistente entre as duas instituições, entre outros,  só poderão ser superadas se escola e família se unirem, já que ambas constituem os dois ambientes favoráveis para o bom desenvolvimento da criança com deficiência.

Biografia do Autor

  • Angélica Batista Ramos, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: angelicabramos1988@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos