A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14899Palavras-chave:
Família. Escola. Inclusão escolar.Resumo
A família e a escola são duas instituições que possuem o mesmo elo a ‘educação’, por isso, devem interagir e colaborar de maneira mútua já que possuem os mesmos objetivos, ambas proporcionam o desenvolvimento fundamental para as crianças com deficiências em sua constituição enquanto sujeito autônomo, produtivo e participativo perante a sociedade. O presente artigo tem como objetivo não apenas discutir a questão da educação especial voltada para a inclusão escolar como também a importância da parceria entre a família e a escola no desenvolvimento da aprendizagem e seus respectivos papeis para obtenção desse desenvolvimento de forma efetiva e produtiva para a criança, destacando os desafios e as perspectivas neste processo de inclusão. Assim sendo, o presente artigo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado, para tanto, foram utilizados livros, artigos, sites confiáveis da internet entre outras fontes. Mediante o dialogo proposto por autores como Vasconcelos (1989), Amaral (2001), Dessen (2007); Polonia (2007), Oliveira (2010), Arruda e Almeida (2014), Petean e Borges (2002), pesquisadores apontados neste trabalho, ficou evidenciado que as escolas apesar de terem progredido em relação a inclusão ainda encontram dificuldades em promove-la efetivamente, mas que as dificuldades hoje existentes nesse processo, como a falta de conhecimento da família a respeito da deficiência do filho ou o diálogo inexistente entre as duas instituições, entre outros, só poderão ser superadas se escola e família se unirem, já que ambas constituem os dois ambientes favoráveis para o bom desenvolvimento da criança com deficiência.