ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14897Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Surdez.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a questão da escolarização de surdos na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa é de grande relevância afim de demonstrar a importância da capacitação de professores no que remete a educação inclusiva e a surdez. Tal como, apresentar como a surdez tem sido trabalhada no meio educacional, as melhores e eficazes metodologias para conseguir aplicar as didáticas a esses estudantes com eficácia na absorção delas. O problema a ser analisado é: quais são os avanços e dificuldades no processo de escolarização de crianças surdas em um ambiente institucional de educação básica? Observou-se que as dificuldades e os desafios são inúmeros, a começar pela falta de empatia com os estudantes que ouvem normalmente. A metodologia é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico. Apontam-se como resultados, a compreensão de que o universo surdo precisa ser mais bem discutido no seio escolar pelos próprios ouvintes que são participantes do processo de inclusão.