ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14897

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Surdez.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a questão da escolarização de surdos na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa é de grande relevância afim de demonstrar a importância da capacitação de professores no que remete a educação inclusiva e a surdez. Tal como, apresentar como a surdez tem sido trabalhada no meio educacional, as melhores e eficazes metodologias para conseguir aplicar as didáticas a esses estudantes com eficácia na absorção delas. O problema a ser analisado é: quais são os avanços e dificuldades no processo de escolarização de crianças surdas em um ambiente institucional de educação básica? Observou-se que as dificuldades e os desafios são inúmeros, a começar pela falta de empatia com os estudantes que ouvem normalmente. A metodologia é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico. Apontam-se como resultados, a compreensão de que o universo surdo precisa ser mais bem discutido no seio escolar pelos próprios ouvintes que são participantes do processo de inclusão.

Biografia do Autor

  • Ana Paula da Silva Castro, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: paullaccastro@hotmail.com

  • Thais Fernanda Coutinho dos Santos, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEGCEAR– e-mail: thaisfcoutinho15@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos