CAMINHOS DE SUPERAÇÃO DA INDISCIPLINA EM QUIRINÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14895Palavras-chave:
Educação. Indisciplina. Aprendizagem.Resumo
O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre a questão da indisciplina no Ensino Médio em Colégios Estadual e Particulares de Quirinópolis. Com esta finalidade, serão entrevistados por meio de formulário específico, professores que atuem na fase descrita. Caso seja possível, será promovida em cada instituição uma conversa informal com os alunos tidos como “mais indisciplinados” na representação dos professores, a fim de se colher sua posição frente ao diagnóstico docente. Este trabalho será construído por meio de uma investigação sobre a questão da indisciplina escolar através de um estudo teórico, de caráter filosófico-analítico, utilizando elementos da análise conceitual, que propõe uma perspectiva teórica, analítica e interpretativa. Hoje, a indisciplina é um termo que possui diversas conotações à medida que é aplicada em diferentes situações e lugares, porém ela não pode ser dita como acidental do ponto de vista filosófico, ou ocasional, em outros termos, não surge isolada no ambiente da escola e pode estar interferindo em sua organização, nas práticas pedagógicas, na autoridade docente, entre outros fatores. Estudos preliminares enfocam que a situação de indisciplina está muito próxima de posturas disciplinares pouco coesas e objetivas que subverte a percepção da autoridade que a propõe. Desse modo, pretende-se através da compreensão conceitual do que é indisciplina escolar, buscar entre os pesquisados formas de se superar o que se tem atualmente por crise ou problema.