CAMINHOS DE SUPERAÇÃO DA INDISCIPLINA EM QUIRINÓPOLIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14895

Palavras-chave:

Educação. Indisciplina. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre a questão da indisciplina no Ensino Médio em Colégios Estadual e Particulares de Quirinópolis. Com esta finalidade, serão entrevistados por meio de formulário específico, professores que atuem na fase descrita. Caso seja possível, será promovida em cada instituição uma conversa informal com os alunos tidos como “mais indisciplinados” na representação dos professores, a fim de se colher sua posição frente ao diagnóstico docente. Este trabalho será construído por meio de uma investigação sobre a questão da indisciplina escolar através de um estudo teórico, de caráter filosófico-analítico, utilizando elementos da análise conceitual, que propõe uma perspectiva teórica, analítica e interpretativa. Hoje, a indisciplina é um termo que possui diversas conotações à medida que é aplicada em diferentes situações e lugares, porém ela não pode ser dita como acidental do ponto de vista filosófico, ou ocasional, em outros termos, não surge isolada no ambiente da escola e pode estar interferindo em sua organização, nas práticas pedagógicas, na autoridade docente, entre outros fatores. Estudos preliminares enfocam que a situação de indisciplina está muito próxima de posturas disciplinares pouco coesas e objetivas que subverte a percepção da autoridade que a propõe. Desse modo, pretende-se através da compreensão conceitual do que é indisciplina escolar, buscar entre os pesquisados formas de se superar o que se tem atualmente por crise ou problema.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

  • Simone Maria Zanotto, SEDUC

    Licenciatura em Filosofia (FAEME, 2006). Licenciada em Letras - Português e Inglês (UEG, 2009). Graduada em Teologia (MACKENZIE, 2006). Mestra em Ciências da Religião pelo CETHEL (2003 - Incorporação em Teologia Pastoral - FTSA, 2023). Especialista em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006). Docente de Filosofia, Sociologia, Projeto de Vida, Português - Redação, Gramática e Literatura - pela SEDUC (Edital Nº 002/2009). Coordenadora pedagógica colégio CEQ Quirinópolis (2006-2007). Docente Colégio Expansão (2006-2009). Acumula experiências de coordenação escolar e setorial no Colégio Estadual Independência, além de artigos e organização de livros e capítulos publicados. (simone.zanotto@seduc.go.gov.br). (http://orcid.org/0000-0001-5640-9030). (http://lattes.cnpq.br/9699720307621234).

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos