RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO

O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Superior a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v9i1.14556

Palavras-chave:

Educação a Distância., UAB., AVEA., Moodle., Recursos Multimídias

Resumo

Este artigo traz uma reflexão acerca dos recursos multimídias para a educação. Tem por objetivo central a discussão sobre o ambiente virtual de aprendizagem na educação superior a distância. Apresenta como elemento substancial para esta produção, as possibilidades de uso de mídias digitais ou linguagem audiovisual na produção de material didático: aplicabilidade no contexto educacional inclusivo, ponderando acerca dos tipos de mídias digitais que estão sendo utilizadas na atualidade. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de aprendizagem físicos ou virtuais.

Biografia do Autor

  • Jorge de Sousa Santos, 61984054931

    Mestrando pelo programa de pós-graduação - stricto sensu em: Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology (MUST UNIVERSITY) - Florida - (USA), área de concentração: Educação, e linha de pesquisa: Educação Mediada por Tecnologias. Licenciado em Letras com habilitações em: Língua Inglesa; Espanhola e Portuguesa (2017 e 2022, respectivamente); Licenciado em Biologia (2022) e Licenciado em Pedagogia (2021). Possui formação e titulações em nível de Pós-graduação - Lato Sensu - Especialização em: Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho; Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Língua Inglesa e Literatura; Psicopedagogia, e em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional. Tem formações técnicas subsequentes de nível médio em: Secretaria Escolar; Informática, e Controle Ambiental. Professor em constante processo de formação continuada, que busca aprimorar os seus conhecimentos visando preparo para os desafios da educação na contemporaneidade. Percebe a educação como um instrumento que emancipa, empodera e melhora a qualidade de vida das pessoas. Defensor de uma prática educativa inclusiva, com equidade, de todos e para todos. No processo educativo, compreende a relação indissociável da difusão dos conteúdos com as realidades sociais numa perspectiva crítico-social dos conteúdos. Desde 2018 exerce a docência na educação básica com o Ensino de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Respectivas Literaturas, e de componentes curriculares do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.Tem experiência em Gestão e Orientação Educacional. Na área de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de línguas, cultura e a literatura de povos. Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu diversas habilidades, entre elas a atuação na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, tendo como foco: a promoção do processo de desenvolvimento das aprendizagens nas atividades escolares, delinear os conteúdos, as estratégias, procedimentos e métodos relativos à dinâmica da sala de aula e de toda a rotina escolar, adaptando-a para o aluno com necessidades educacionais específicas, com ênfase em: Deficiência Intelectual e Múltipla. Enquanto Pedagogo contribui diretamente em processos relacionados ao ensino e aprendizagem em todos os níveis e modalidades de educação, trabalhando temas transversais em espaços escolares e não escolares que exijam conhecimentos didáticos e pedagógicos. É amante das artes, literaturas, línguas e linguagens, e o meio-ambiente. Tenho afinidade e interesse nas temáticas que envolvem educação, tecnologias e inovação, nos seus mais variados aspectos.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Edição

Seção

Artigos