MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Convergências nas Práticas Educativas Digitais no Contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14555

Palavras-chave:

Mídias Digitais., Linguagem Audiovisual., Práticas Educativas Digitais.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão acerca das mídias digitais e linguagem audiovisual. Tem por objetivo central a discussão sobre as convergências nas práticas educativas digitais no contexto escolar. Apresenta como elemento substancial para esta produção, as possibilidades de uso de mídias digitais ou linguagem audiovisual na produção de material didático: aplicabilidade no contexto educacional atual, ponderando acerca dos tipos de mídias digitais que estão sendo utilizadas na atualidade. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de aprendizagem físicos ou virtuais.

 

Biografia do Autor

  • JORGE DE SOUSA SANTOS, 61984054931

    Mestrando pelo programa de pós-graduação - stricto sensu em: Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology (MUST UNIVERSITY) - Florida - (USA), área de concentração: Educação, e linha de pesquisa: Educação Mediada por Tecnologias. Licenciado em Letras com habilitações em: Língua Inglesa; Espanhola e Portuguesa (2017 e 2022, respectivamente); Licenciado em Biologia (2022) e Licenciado em Pedagogia (2021). Possui formação e titulações em nível de Pós-graduação - Lato Sensu - Especialização em: Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho; Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Língua Inglesa e Literatura; Psicopedagogia, e em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional. Tem formações técnicas subsequentes de nível médio em: Secretaria Escolar; Informática, e Controle Ambiental. Professor em constante processo de formação continuada, que busca aprimorar os seus conhecimentos visando preparo para os desafios da educação na contemporaneidade. Percebe a educação como um instrumento que emancipa, empodera e melhora a qualidade de vida das pessoas. Defensor de uma prática educativa inclusiva, com equidade, de todos e para todos. No processo educativo, compreende a relação indissociável da difusão dos conteúdos com as realidades sociais numa perspectiva crítico-social dos conteúdos. Desde 2018 exerce a docência na educação básica com o Ensino de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Respectivas Literaturas, e de componentes curriculares do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.Tem experiência em Gestão e Orientação Educacional. Na área de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de línguas, cultura e a literatura de povos. Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu diversas habilidades, entre elas a atuação na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, tendo como foco: a promoção do processo de desenvolvimento das aprendizagens nas atividades escolares, delinear os conteúdos, as estratégias, procedimentos e métodos relativos à dinâmica da sala de aula e de toda a rotina escolar, adaptando-a para o aluno com necessidades educacionais específicas, com ênfase em: Deficiência Intelectual e Múltipla. Enquanto Pedagogo contribui diretamente em processos relacionados ao ensino e aprendizagem em todos os níveis e modalidades de educação, trabalhando temas transversais em espaços escolares e não escolares que exijam conhecimentos didáticos e pedagógicos. É amante das artes, literaturas, línguas e linguagens, e o meio-ambiente. Tenho afinidade e interesse nas temáticas que envolvem educação, tecnologias e inovação, nos seus mais variados aspectos.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos