MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Convergências nas Práticas Educativas Digitais no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14555Palavras-chave:
Mídias Digitais., Linguagem Audiovisual., Práticas Educativas Digitais.Resumo
Este artigo traz uma reflexão acerca das mídias digitais e linguagem audiovisual. Tem por objetivo central a discussão sobre as convergências nas práticas educativas digitais no contexto escolar. Apresenta como elemento substancial para esta produção, as possibilidades de uso de mídias digitais ou linguagem audiovisual na produção de material didático: aplicabilidade no contexto educacional atual, ponderando acerca dos tipos de mídias digitais que estão sendo utilizadas na atualidade. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de aprendizagem físicos ou virtuais.