A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO RCNEI
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v9i1.14457Palavras-chave:
Educação. Psicomotricidade. RCNEI.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo da criança, fazendo com que ela desenvolva cada vez mais o seu processo de ensino-aprendizagem exteriorizando suas emoções, seus sentimentos e suas sensações. A escolha do tema tem por razão analisar e compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e na formação da criança em cada fase e estágio que ela se faz presente em seus anos escolares. Muitas crianças na Educação Infantil apresentam inúmeras dificuldades de ensino-aprendizagem tanto motoras quanto cognitivas, a busca pelo entendimento sobre a psicomotricidade é uma forma de auxiliar na prática Educacional no âmbito escolar. A motivação dá-se por meio de observações realizadas a partir de experiências no ambiente escolar, onde considera-se algumas hipóteses que se tornaram questões de investigação para a iniciação do trabalho investigativo, observando as influências que ocorrem no desenvolvimento infantil e a importância deste desenvolvimento psicomotor para as crianças. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório que aborda levantamentos realizados a partir de métodos desenvolvidos para as observações e práticas educacionais realizadas no ambiente escolar, utilizando também de entrevistas como recursos para ampliação de conhecimentos e de experiências com outros profissionais. Acredita-se que a realização deste estudo poderá contribuir para análises sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e nas práticas educacionais realizadas no âmbito escolar.