A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO RCNEI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v9i1.14457

Palavras-chave:

Educação. Psicomotricidade. RCNEI.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo da criança, fazendo com que ela desenvolva cada vez mais o seu processo de ensino-aprendizagem exteriorizando suas emoções, seus sentimentos e suas sensações. A escolha do tema tem por razão analisar e compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e na formação da criança em cada fase e estágio que ela se faz presente em seus anos escolares. Muitas crianças na Educação Infantil apresentam inúmeras dificuldades de ensino-aprendizagem tanto motoras quanto cognitivas, a busca pelo entendimento sobre a psicomotricidade é uma forma de auxiliar na prática Educacional no âmbito escolar. A motivação dá-se por meio de observações realizadas a partir de experiências no ambiente escolar, onde considera-se algumas hipóteses que se tornaram questões de investigação para a iniciação do trabalho investigativo, observando as influências que ocorrem no desenvolvimento infantil e a importância deste desenvolvimento psicomotor para as crianças. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório que aborda levantamentos realizados a partir de métodos desenvolvidos para as observações e práticas educacionais realizadas no ambiente escolar, utilizando também de entrevistas como recursos para ampliação de conhecimentos e de experiências com outros profissionais. Acredita-se que a realização deste estudo poderá contribuir para análises sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e nas práticas educacionais realizadas no âmbito escolar.

Biografia do Autor

  • Giovanna Faria Assaf, UEG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

  • Silvino Gabriel Ferreira da Silva, FAQUI/UEG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

  • Gilson Xavier de Azevedo, 64996180614

    Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO (2020); Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Filósofo pela FAEME, e Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE, Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Ética e cidadania pela UFG, Filosofo Clínico pelo Inst. Packter, Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis (Desde 2006) (gilson.azevedo@ueg.br) (64-996180614).

Downloads

Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Artigos