A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aline Ferreira de Oliveira UEG
  • Valdina Medrado dos Santos UEG
  • Joana Correa Goulart Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v9i1.14456

Palavras-chave:

Educação; Educação Infantil; Jogos; Brincadeiras.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a importância do trabalho lúdico. Tem como objetivos compreender a evolução da educação infantil no Brasil; discutir a importância das brincadeiras para o ensino aprendizagem a partir do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa baseia-se no aporte teórico metodológico das produções bibliográficas que produz discursões sobre o trabalho pedagógico nesta etapa da educação básica, de autores que tem como objeto de estudo a educação infantil. É uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico com abordagem interpretativa dos fatos. Terá como referência as orientações dos documentos oficiais Referenciais Curriculares Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa com análise qualitativa. Sabe-se que a brincadeira com a finalidade pedagógica contribui com o desenvolvimento da criança. Assim, a intencionalidade do professor, bem como suas propostas de tornar a brincadeira numa situação educativa tem seus fundamentos na contribuição da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Biografia do Autor

  • Aline Ferreira de Oliveira, UEG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

  • Valdina Medrado dos Santos, UEG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Artigos