A ALFABETIZAÇÃO BILINGUE COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA

  • Lizorrane Maria de Jesus Almeida Marra
  • Ricardo Florencio Costa
  • Gilson Xavier de Azevedo
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Bilíngue.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se existem evidências em pesquisa conclusas de que as formas a alfabetização e o letramento bilingues podem influenciar na vida de um aluno. Partindo deste pressuposto empírico que essa metodologia de ensino possa ser realmente benéfica para os educandos, analisaremos com base em livros, artigos, experiencias cientificas se essa teoria se confirma na prática didática e quais os possíveis benefícios que essa metodologia pode ofertar. O artigo trabalhou com duas hipóteses: a) a alfabetização e o letramento bilingues causa problemas no processo de ensino retardando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes b) a alfabetização e o letramento bilingues é um importante processo de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para chegar ao resultado da hipótese será realizada a análise da obtenção das competências da linguagem escrita e verbal em ambos os idiomas. A análise foi realizada mediante revisão bibliográfica de artigos realizados com base em experimentos sociais realizados em diversos contextos escolares. Como resultados das revisões biográficas foi contatado que a hipóteses que a alfabetização e o letramento bilingue atrapalhariam o desenvolvimento intelectual das crianças foi refutado pelos métodos científicos, quanto a análise dos benefícios foi contado diversos benefícios, tais como, aumento da habilidade cognitiva, facilidade em adquirir novas competências linguísticas e ampliação das oportunidades de emprego.

Biografia do Autor

Lizorrane Maria de Jesus Almeida Marra

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia. Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – Universidade Estadual de Goiás. Planaltina/GO, 2021. E-mail: lizaalmeida290@gmail.com

Ricardo Florencio Costa

Graduando em Licenciatura em Pedagogia. Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – Universidade Estadual de Goiás. Planaltina/GO, 2021. E-mail: ricardocosta230@gmail.com.

Gilson Xavier de Azevedo

(Orientador) PhD em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Publicado
2022-01-11
Seção
Artigos