LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: MAIS QUE JOGOS E BRINCADEIRAS

  • José Andson Aquino de Brito
  • Luiz Cosmo Souza do Nascimento
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG
Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre a importância da ludicidade, utilizada como recurso na auxiliar a construção do conhecimento na educação infantil. Justifica-se o presente estudo pela observação de que professores da pré-escola utilizam jogos e brincadeiras como integrante e diário do processo educacional, além do que, durante o curso várias matérias e inúmeros professores citavam os termos “lúdico e ludicidade” e em rodas de conversas com os demais acadêmicos sempre esses termos eram recorrentes. Questiona-se qual a relevância do lúdico nos processos educacionais? A hipótese padrão foi verificar a sua utilização por professores pré-escolares da rede municipal de educação de Planaltina-GO e da rede distrital de educação de Planaltina-DF. Outra hipótese é a de que existem evidências científicas suficientes de que as brincadeiras e os jogos, desenvolvem a criança em suas habilidades sociais, intelectuais e motoras, contribuindo para a aquisição do conhecimento e desenvolvimento de forma integral da criança. A metodologia usada para realização deste trabalho foi a exploratória de caráter bibliográfico com pesquisa de campo com coleta de dados por meio da entrevista com 3 professoras da rede pública municipal, realizadas no primeiro semestre de 2021. Os resultados indicaram que para as professoras entrevistadas a ludicidade é uma ferramenta primordial e que deve ser aplicada diariamente em espaços destinados à educação infantil. Ressalta-se ainda, que o brinquedo e a brincadeira intervêm no aprendizado da criança e por isso é primordial inserir nos processos educacionais. Nesse período de pandemia as professoras tinham o cuidado de passar atividades com materiais que as crianças tinham em casa, utilizavam principalmente materiais recicláveis.

Biografia do Autor

José Andson Aquino de Brito

Graduando em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (andson.aquino@gmail.com).

Luiz Cosmo Souza do Nascimento

Graduando em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (luiz.ghu@gmail.com).

Gilson Xavier de Azevedo, UEG

(Orientador) PhD em Educação pela PUCGO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Publicado
2021-12-27
Seção
Artigos