LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: MAIS QUE JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • José Andson Aquino de Brito
  • Luiz Cosmo Souza do Nascimento
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12729

Palavras-chave:

Ludicidade. Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre a importância da ludicidade, utilizada como recurso na auxiliar a construção do conhecimento na educação infantil. Justifica-se o presente estudo pela observação de que professores da pré-escola utilizam jogos e brincadeiras como integrante e diário do processo educacional, além do que, durante o curso várias matérias e inúmeros professores citavam os termos “lúdico e ludicidade” e em rodas de conversas com os demais acadêmicos sempre esses termos eram recorrentes. Questiona-se qual a relevância do lúdico nos processos educacionais? A hipótese padrão foi verificar a sua utilização por professores pré-escolares da rede municipal de educação de Planaltina-GO e da rede distrital de educação de Planaltina-DF. Outra hipótese é a de que existem evidências científicas suficientes de que as brincadeiras e os jogos, desenvolvem a criança em suas habilidades sociais, intelectuais e motoras, contribuindo para a aquisição do conhecimento e desenvolvimento de forma integral da criança. A metodologia usada para realização deste trabalho foi a exploratória de caráter bibliográfico com pesquisa de campo com coleta de dados por meio da entrevista com 3 professoras da rede pública municipal, realizadas no primeiro semestre de 2021. Os resultados indicaram que para as professoras entrevistadas a ludicidade é uma ferramenta primordial e que deve ser aplicada diariamente em espaços destinados à educação infantil. Ressalta-se ainda, que o brinquedo e a brincadeira intervêm no aprendizado da criança e por isso é primordial inserir nos processos educacionais. Nesse período de pandemia as professoras tinham o cuidado de passar atividades com materiais que as crianças tinham em casa, utilizavam principalmente materiais recicláveis.

Biografia do Autor

  • José Andson Aquino de Brito

    Graduando em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (andson.aquino@gmail.com).

  • Luiz Cosmo Souza do Nascimento

    Graduando em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (luiz.ghu@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo, UEG

    (Orientador) PhD em Educação pela PUCGO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos