O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Aline Carvalho Tolentino
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12703

Palavras-chave:

Língua Oral. Língua Escrita. Alfabetização.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar trabalhos acadêmicos que discutem sobre a oralidade e a escrita na alfabetização e seu desenvolvimento, a fim de, ampliar a compreensão a respeito do tema, e com isso, conhecer estratégias pedagógicas que facilitam a aprendizagem significativa de ler e escrever e também reconhecer as dificuldades de aprendizagem dos educandos. Para desenvolvimento do respectivo estudo, adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, a partir de leituras e análises de obras de autores que discorrem acerca do tema, a pesquisa foi realizada pela busca eletrônica nos sites: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico e SciELO - Scientific Electronic Library Online, onde foram selecionados artigos e trabalhos acadêmicos publicados com as palavras chaves: língua oral, língua escrita e alfabetização. Além da busca em sites de trabalhos acadêmicos o desenvolvimento téorico deste trabalho de conclusão de curso foi embasado em documentos elaborados pelo Ministério da Educação dos anos de 1998 a 2018, e também em textos de Emilia Ferreiro (1995) e Magda Soares (1998 e 2004). Os resultados encontrados foram que o desenvolvimento da linguagem e da escrita é um trabalho que merece atenção os educadores visto que são essenciais para a formação do mesmo. 

Biografia do Autor

  • Aline Carvalho Tolentino

    Graduanda em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (alinelinda17@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

     (Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos