A RELEVÂNCIA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Nádia de Araújo Correia
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12616

Palavras-chave:

Educação. RCNEI. PCN. Cultura. Culturalidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre educação e saberes tradicionais ã partir da emergência das tradições culturais na prática pedagógica. Justifica-se esse estudo pelas múltiplas experiências culturais que fiz por meio de projetos escolares durante os estágios supervisionados. O problema em questão é se os documentos oficiais como RCNEI e PCN apontam orientam para uma pratica realmente fomentadora da culturalidade dos indivíduos formados. Trabalha-se por hipótese que os documentos citados se referem ao conceito e à prática da culturalidade escolar. A metodologia adotada é a exploratória de caráter revisional bibliográfico. Aponta-se por resultado a ampliação do debate acadêmico e escolar do tema em questão.

Biografia do Autor

  • Nádia de Araújo Correia

    Graduando em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (nadiamor@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    (Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos