TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA TRATATIVA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12612Palavras-chave:
Educação. TDAH. Aprendizagem.Resumo
O TDAH é um dos Transtornos mais frequentes que pode ser encontrado atualmente em crianças e adolescentes, sendo assim, tem sido um dos assuntos mais discutidos quando se fala em distúrbios de aprendizagem e indisciplina em sala de aula. O tema dessa pesquisa é “Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: seu conceito, história e tratamento”, sendo que teve como objetivo analisar os conceitos e historicidade que envolvem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), destacando como aspectos principais, os desafios que se apresentam no acompanhamento pelo pedagogo. Justifica-se o presente estudo a partir da necessidade de se compreender como o TDAH afeta o aprendizado de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema central é identificar se as formas de acompanhamento, indicadas por autores do tema tem se mostrado eficazes. Trabalha-se com a hipótese de que há muito o que se desenvolver em termos de metodologias de aprendizagem diferenciada sobre o tema. A metodologia adotada nesta pesquisa é um estudo exploratório de caráter bibliográfico e revisional. Como resultado a pesquisa apresenta meios para que o aprendizado de crianças que possuem o TDAH seja conduzido de forma a minimizar os prejuízos a educação.