TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA TRATATIVA BIBLIOGRÁFICA

  • Marcia Cristina Souza Santana
  • Naiane Aparecida Mendonça
  • Gilson Xavier de Azevedo
Palavras-chave: Educação. TDAH. Aprendizagem.

Resumo

O TDAH é um dos Transtornos mais frequentes que pode ser encontrado atualmente em crianças e adolescentes, sendo assim, tem sido um dos assuntos mais discutidos quando se fala em distúrbios de aprendizagem e indisciplina em sala de aula. O tema dessa pesquisa é “Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: seu conceito, história e tratamento”, sendo que teve como objetivo analisar os conceitos e historicidade que envolvem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), destacando como aspectos principais, os desafios que se apresentam no acompanhamento pelo pedagogo. Justifica-se o presente estudo a partir da necessidade de se compreender como o TDAH afeta o aprendizado de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema central é identificar se as formas de acompanhamento, indicadas por autores do tema tem se mostrado eficazes. Trabalha-se com a hipótese de que há muito o que se desenvolver em termos de metodologias de aprendizagem diferenciada sobre o tema. A metodologia adotada nesta pesquisa é um estudo exploratório de caráter bibliográfico e revisional. Como resultado a pesquisa apresenta meios para que o aprendizado de crianças que possuem o TDAH seja conduzido de forma a minimizar os prejuízos a educação.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Souza Santana

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (marciacristinasouzasantana@gmail.com).

Naiane Aparecida Mendonça

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (naymendonca2013@gmail.com).

Gilson Xavier de Azevedo

(Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Publicado
2021-12-09
Seção
Artigos