A INCLUSÃO ESCOLAR PARA A CRIANÇA AUTISTA

Autores

  • Renata de Oliveira Arruda
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12609

Palavras-chave:

Educação. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão.

Resumo

O acesso ao ensino regular para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um direito assegurado por lei. O TEA é um transtorno global de desenvolvimento e tem por características principais: atraso na fala, comportamento estereotipado, necessidade de seguir uma rotina, dificuldade em interagir socialmente, entre outros. Por conta destas características os autistas apresentam dificuldades na inserção no ensino e o papel do professor que é essencial no processo. Com isso, o presente estudo tem como objetivo trazer uma revisão de literatura sobre o tema inclusão de alunos com TEA e para além disso a visão de professores sobre essa questão e para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que inclui artigos que tragam a experiência de educadores. Verificou-se que ainda existem barreiras a serem vencidas e os professores enfrentam dificuldades no processo, mas também existem boas experiências baseadas em um estudo prévio do educador acerca do TEA e a observação do comportamento do aluno e que com uma inclusão bem executada os alunos autistas tem plena capacidade de aprenderem, mostrando a importância de uma inclusão real.

Biografia do Autor

  • Renata de Oliveira Arruda

    Graduanda em Pedagogia pela UEG UAB CEAR 2021 (renatarruda.oliveira@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    (Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos