AS MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12600

Palavras-chave:

Educação. Pluralidade cultural. Mulher negra.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo discorrer sobre a presença de mulheres negras na educação brasileira. A desigualdade de gênero e raça, problema esse que afeta a mulher negra e que é consequente com a junção nada benéfica existente entre o sexismo (descriminação sexual) e o racismo. O mito de democracia racial no Brasil incrementa mais ainda a segregação racial não declarada. O racismo, temática essa que precisa ser discutida constantemente e no âmbito educacional diante da multiplicidade dos sujeitos que lida-se em nosso cotidiano. E assim, diante de tanta invisibilidade encontra-se justificativa para este estudo na perspectiva de dar relevância à conquista de negras no mundo acadêmico, no ingresso na educação superior pública brasileira e constatar como se dá também o acesso e permanência nos espaços educacionais. O problema em questão é como a mulher negra aparece na literatura consultada? Responde-se a essa questão com a hipótese de que tal literatura traz empoderamento ao feminino negro do contexto nacional. A metodologia adotada é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico. Espera-se com esse estudo, ampliar o debate acadêmico em torno do tema proposto, sobretudo em relação às falas negras como igualmente importantes no contexto educacional.

Biografia do Autor

  • Sandra Regina Martins de Oliveira

    Este trabalho teve o objetivo discorrer sobre a presença de mulheres negras na educação brasileira. A desigualdade de gênero e raça, problema esse que afeta a mulher negra e que é consequente com a junção nada benéfica existente entre o sexismo (descriminação sexual) e o racismo. O mito de democracia racial no Brasil incrementa mais ainda a segregação racial não declarada. O racismo, temática essa que precisa ser discutida constantemente e no âmbito educacional diante da multiplicidade dos sujeitos que lida-se em nosso cotidiano. E assim, diante de tanta invisibilidade encontra-se justificativa para este estudo na perspectiva de dar relevância à conquista de negras no mundo acadêmico, no ingresso na educação superior pública brasileira e constatar como se dá também o acesso e permanência nos espaços educacionais. O problema em questão é como a mulher negra aparece na literatura consultada? Responde-se a essa questão com a hipótese de que tal literatura traz empoderamento ao feminino negro do contexto nacional. A metodologia adotada é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico. Espera-se com esse estudo, ampliar o debate acadêmico em torno do tema proposto, sobretudo em relação às falas negras como igualmente importantes no contexto educacional.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos