OS PROJETOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DA CRIANÇA

Autores

  • Camila Kathelin Pereira Freitas
  • Thais Aparecida da Silva
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG Orientador(a)

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12599

Palavras-chave:

Educação. Cultura. Projetos Escolares.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a respeito da eficácia do desenvolvimento da interculturalidade por meio dos projetos escolares no Ensino Fundamental, anos iniciais. Justifica-se o presente estudo pelo fato de que o Brasil possui uma ampla diversidade cultural e a escola é onde todas essas diferenças se encontram, assim como os projetos escolares estão presentes na vida do estudante desde o início de sua vida escolar, a interculturalidade torna-se um tema transversal necessário, do qual decorre a seguinte indagação: como os projetos escolares podem contribuir para a expansão do conhecimento dos estudantes por meio da interculturalidade? Trabalha-se com a hipótese de que a interculturalidade amplia a formação integral dos indivíduos. Apontam-se por resultados a diversidade de projetos que são abordados nas escolas, o envolvimento dos profissionais da educação e a formação adequada para mediar os educandos nos projetos para promover a interculturalidade.

Biografia do Autor

  • Camila Kathelin Pereira Freitas

    Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). (camilakathelin32@gmail.com).

  • Thais Aparecida da Silva

    Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). (thaisaparecidadm@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo, UEG

    (Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos