OS PROJETOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DA CRIANÇA

  • Camila Kathelin Pereira Freitas
  • Thais Aparecida da Silva
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG
Palavras-chave: Educação. Cultura. Projetos Escolares.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a respeito da eficácia do desenvolvimento da interculturalidade por meio dos projetos escolares no Ensino Fundamental, anos iniciais. Justifica-se o presente estudo pelo fato de que o Brasil possui uma ampla diversidade cultural e a escola é onde todas essas diferenças se encontram, assim como os projetos escolares estão presentes na vida do estudante desde o início de sua vida escolar, a interculturalidade torna-se um tema transversal necessário, do qual decorre a seguinte indagação: como os projetos escolares podem contribuir para a expansão do conhecimento dos estudantes por meio da interculturalidade? Trabalha-se com a hipótese de que a interculturalidade amplia a formação integral dos indivíduos. Apontam-se por resultados a diversidade de projetos que são abordados nas escolas, o envolvimento dos profissionais da educação e a formação adequada para mediar os educandos nos projetos para promover a interculturalidade.

Biografia do Autor

Camila Kathelin Pereira Freitas

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). (camilakathelin32@gmail.com).

Thais Aparecida da Silva

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). (thaisaparecidadm@gmail.com).

Gilson Xavier de Azevedo, UEG

(Orientador) Graduado em Filosofia pela FAEME (2007), Ph.D. em Educação pela PUC GO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Publicado
2021-12-09
Seção
Artigos