A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

  • Fabiana de Freitas Marques Souza UEG-Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Brincadeiras; Jogos; Letramento; Alfabetização; Aprendizado.

Resumo

 

Este trabalho trata de um assunto primordial para a Educação Infantil. Busca se verificar a infinitas possibilidades que psicopedagogia traz no processo de Alfabetização e letramento nas series iniciais. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade do indivíduo para viver. Na abordagem teórica apresentam-se considerações importantes para a compreensão do tema em questão. A pesquisa se apoia em autores que discutem o assunto em obras publicadas pautando- se ainda em textos eletrônicos retirados de sites que discutem o tema. Os jogos e as brincadeiras como proposta pedagógica. O papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres de aprendizagem. Buscando o entrelaçamento entre o letramento, alfabetização e os jogos e brincadeiras no desenvolvimento do indivíduo para a sociedade.

Biografia do Autor

Fabiana de Freitas Marques Souza, UEG-Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Ciências da Educação. Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UEG;
Graduada em _pedagogia pela Uniube - Universidade de Uberaba; Pós-Graduada em _Educação Infantil e em Atendimento Educacional Especializado; Professora da Educação Infantil no CMEI - Marcos Alves Magalhães e Colégio Expansão de Santa Maria dos Anjos. (fabiana1062@hotmail.com).

Publicado
2021-12-09
Seção
Artigos