A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12440Palavras-chave:
Brincadeiras; Jogos; Letramento; Alfabetização; Aprendizado.Resumo
Este trabalho trata de um assunto primordial para a Educação Infantil. Busca se verificar a infinitas possibilidades que psicopedagogia traz no processo de Alfabetização e letramento nas series iniciais. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade do indivíduo para viver. Na abordagem teórica apresentam-se considerações importantes para a compreensão do tema em questão. A pesquisa se apoia em autores que discutem o assunto em obras publicadas pautando- se ainda em textos eletrônicos retirados de sites que discutem o tema. Os jogos e as brincadeiras como proposta pedagógica. O papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres de aprendizagem. Buscando o entrelaçamento entre o letramento, alfabetização e os jogos e brincadeiras no desenvolvimento do indivíduo para a sociedade.