A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Autores

  • Fabiana de Freitas Marques Souza UEG-Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12440

Palavras-chave:

Brincadeiras; Jogos; Letramento; Alfabetização; Aprendizado.

Resumo

 

Este trabalho trata de um assunto primordial para a Educação Infantil. Busca se verificar a infinitas possibilidades que psicopedagogia traz no processo de Alfabetização e letramento nas series iniciais. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade do indivíduo para viver. Na abordagem teórica apresentam-se considerações importantes para a compreensão do tema em questão. A pesquisa se apoia em autores que discutem o assunto em obras publicadas pautando- se ainda em textos eletrônicos retirados de sites que discutem o tema. Os jogos e as brincadeiras como proposta pedagógica. O papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres de aprendizagem. Buscando o entrelaçamento entre o letramento, alfabetização e os jogos e brincadeiras no desenvolvimento do indivíduo para a sociedade.

Biografia do Autor

  • Fabiana de Freitas Marques Souza, UEG-Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Ciências da Educação. Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UEG;
    Graduada em _pedagogia pela Uniube - Universidade de Uberaba; Pós-Graduada em _Educação Infantil e em Atendimento Educacional Especializado; Professora da Educação Infantil no CMEI - Marcos Alves Magalhães e Colégio Expansão de Santa Maria dos Anjos. (fabiana1062@hotmail.com).

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos