Os recursos audiovisuais como estratégia de ensino aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I

  • Joana Livania Estevam da Silva
  • Claudiane dos Santos Nóbrega
  • Lara Patricia Sandre
Palavras-chave: Matemática. Ensino aprendizagem. Recursos audiovisuais.

Resumo

A Matemática é uma ciência que está ligada a números, símbolos, tabelas, figuras e formas, presente em todas as ações humana, associada ao uso dos recursos audiovisuais propicia maior autonomia aos alunos de desenvolver suas capacidades cognitivas, e habilidades logico-matemática: de compreensão de números e formas. A relevância dessa pesquisa consiste em apresentar e discutir ideias relacionadas ao uso dos recursos audiovisuais como forma de melhorar a qualidade do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I e contribuir na atuação do professor para que se apropriem desses recursos. A pesquisa tem por objetivo descrever as contribuições que os recursos audiovisuais oferecerem para os alunos e professores no processo de ensino aprendizagem, diagnosticar os recursos audiovisuais existentes na escola, observação dos métodos pedagógicos utilizados pelo professor em sala de aula, a fim de investigar como os recursos podem contribuir para solucionar as dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática. A metodologia da pesquisa tem cunho exploratório e bibliográfico. Desenvolvida na Escola Municipal Raio de Sol, no município de Quirinópolis-Go, na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental I, envolvidos nessa pesquisa alunos e professores, utiliza o método de questionários para professores e alunos, os dados foram coletados e tabulados, e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos comprovam que os recursos audiovisuais utilizados como ferramenta de auxílio no ensino aprendizagem da matemática produzem um efeito facilitador de compreensão da linguagem numérica.

Biografia do Autor

Joana Livania Estevam da Silva

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Campus-Quirinópolis (joanalivania@outlook.com).

Claudiane dos Santos Nóbrega

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Campus-Quirinópolis (nobrega320@hotmail.com).

Publicado
2021-04-28
Seção
Artigos