O desenvolvimento do ensino e aprendizagem da libras para crianças surdas de 4 a 5 anos

  • Gabriela Carvalho Máximo
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Inclusão. Surdez.

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem para crianças com surdez, abordando a faixa etária de 4 a 5 anos. Atualmente as unidades de ensino estão recebendo uma diversidade de alunos, crianças e pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo uma realidade que faz parte da sociedade e da história. A surdez é uma das mais conhecidas nas instituições e embora seja uma questão atual, ainda é um desafio para a sociedade entender como trabalhar com crianças que possuem essa deficiência no processo da pré-alfabetização. Julga-se necessário apresentar fenômenos e documentos que subsidiam o entendimento de como procedeu o desenvolvimento evolutivo do processo de aprendizagem de crianças surdas. Em linhas gerais a pesquisa, analisa as causas da surdez e seu impacto na convivência social escolar das crianças tanto com os educadores quanto com os colegas, pois, quando se percebe que é um processo de inclusão pode gerar polêmicas dentro do contexto de determinadas legislações. Pode se observar que isso é alvo de importantes discussões no Brasil desde o Período Imperial e muito questionado no mundo desde a Antiguidade, estendendo-se até aos dias atuais. Utilizou-se para este trabalho pesquisas bibliográficas em livros, artigos, sites relacionados ao tema. O trabalho foi elaborado a partir dos estudos e reflexões realizadas.

Publicado
2021-04-28
Seção
Artigos