A importância do lúdico na Educação Infantil

Autores

  • Giane Severino Correa Moraes
  • Helda Gomes Coelho
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

Palavras-chave:

Educação. Infância. Ludicidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil especialmente para aprendizagem dos alunos, investigando as formas e maneiras de utilizar o lúdico como importante ferramenta de desenvolvimento das crianças de Educação Infantil. Assim como no passado, também nos dias atuais é possível afirmar que o lúdico favorece o desenvolvimento da criança. O lúdico abrange conhecimentos e capacita a criança a interagir no mundo de modo criativo e transformador. A partir de um estudo sobre o desenvolvimento da criança e como ela adquire conhecimento, os educadores que atuam na Educação Infantil e os pais, se aproximam no mundo infantil, construindo uma relação mais significativa. As brincadeiras, jogos e brinquedos fazem parte do contexto da criança em casa, na escola, creche e em todos os momentos do seu cotidiano. Sendo assim, é muito importante que a criança tenha estímulos e que haja oportunidades para que a sua imaginação seja alimentada. O presente estudo traz a constatação de que os pais devem participar das brincadeiras dos seus filhos e incentivar brincadeiras antigas que fazem parte de nossa cultura, como forma de contribuir de forma lúdica na educação infantil. É salutar propiciar à criança condições para seu desenvolvimento cognitivo.

Biografia do Autor

  • Giane Severino Correa Moraes

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (gianescm@gmail.com).

  • Helda Gomes Coelho

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (heldacoelho32@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos