O afeto como estímulo para a aprendizagem nas séries finais da Educação Infantil

Palavras-chave: Educação. Afetividade. Anos Iniciais e finais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da afetividade na Educação Infantil (Jardim I e II), de modo que a criança se sinta estimulada em seu processo de ensino-aprendizagem. O afeto representa não somente um sentimento, mas uma condição de estímulo que traz acolhimento no ambiente escolar. O problema proposto consiste em investigar como a afetividade influencia na aquisição do conhecimento, demonstrando que os vínculos afetivos fortalecem o interesse dos alunos em novos saberes. A metodologia adotada é a de um trabalho exploratório, de caráter bibliográfico, com pesquisa de campo, na qual busca-se obter, por resultado, a ampliação do debate sobre o tema no meio acadêmico. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de confirmar que a Pedagogia do Afeto trata-se, portanto, da construção da afetividade, a partir de uma relação de respeito, confiança e amizade entre professores e alunos, possibilitando que seja uma aproximação enriquecedora para a educação e seus educandos.

Biografia do Autor

Keila Cristina Resende Garcia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (keilacriskg@hotmail.com).

Luciana de Oliveira Cunha

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (luciana25_luh@hotmail.com).

Publicado
2021-03-09
Seção
Artigos