Neuroeducação: formação teórica e prática a partir da Extensão

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo

Palavras-chave:

Educação; Extensão; Neuroaprendizagem.

Resumo

O objetivo deste projeto de extensão é realizar Atendimento Pedagógico Individualizado – API com crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem em escolas públicas de Quirinópolis e região, contando como prática inovadora para o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Constata-se um aumento de crianças que, por razões diversas, apresentam dificuldades de aprendizagem ou problemas de adaptação escolar na fase dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que justifica o presente projeto. Parte-se de duas motivações, sendo a 1ª, o fato de que o projeto aproxima acadêmicos da realidade da formação exitosa desde o primeiro ano de faculdade; a 2ª motivação é ver sanadas diversas necessidades das crianças do projeto ao API. O problema é a dificuldade que os pais de têm de acompanhar a vida estudantil de seus filhos, relegando a tarefa apenas à escola. A hipótese que tem se confirmado é a de que o atendimento o qual é prestado, beneficia não apenas as crianças atendidas, mas os acadêmicos em formação, a Instituição sede e a própria universidade que cumpre sua função de promover Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade formativa. A metodologia é a do API por meio de recursos simples, porém eficazes de alfabetização, de letramento, de numeramento e de psicomotricidade. Apontam-se por resultados, evoluções no quadro individual dessas crianças na apreensão da leitura e da escrita e um índice zerado de desistência dos acadêmicos que participam do projeto.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo
    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Artigos