Neuroeducação: formação teórica e prática a partir da Extensão
Palavras-chave:
Educação; Extensão; Neuroaprendizagem.Resumo
O objetivo deste projeto de extensão é realizar Atendimento Pedagógico Individualizado – API com crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem em escolas públicas de Quirinópolis e região, contando como prática inovadora para o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Constata-se um aumento de crianças que, por razões diversas, apresentam dificuldades de aprendizagem ou problemas de adaptação escolar na fase dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que justifica o presente projeto. Parte-se de duas motivações, sendo a 1ª, o fato de que o projeto aproxima acadêmicos da realidade da formação exitosa desde o primeiro ano de faculdade; a 2ª motivação é ver sanadas diversas necessidades das crianças do projeto ao API. O problema é a dificuldade que os pais de têm de acompanhar a vida estudantil de seus filhos, relegando a tarefa apenas à escola. A hipótese que tem se confirmado é a de que o atendimento o qual é prestado, beneficia não apenas as crianças atendidas, mas os acadêmicos em formação, a Instituição sede e a própria universidade que cumpre sua função de promover Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade formativa. A metodologia é a do API por meio de recursos simples, porém eficazes de alfabetização, de letramento, de numeramento e de psicomotricidade. Apontam-se por resultados, evoluções no quadro individual dessas crianças na apreensão da leitura e da escrita e um índice zerado de desistência dos acadêmicos que participam do projeto.