Escola sem partido: problemáticas e implicações

problemáticas e implicações

Autores

  • Stephane Fernandez Giappichini UEG
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

Palavras-chave:

Educação. Políticas Públicas. Escola sem partido.

Resumo

O objetivo do trabalho é promover uma revisão bibliográfica sobre a questão da Escola sem Partido. Tratando do que é, do que se trata o programa e qual sua finalidade, necessidade, importância e/ou conveniência e se esses quesitos são pertinentes ao tema. Justifica-se este estudo dadas as muitas discussões acompanhadas em instituições de ensino e dada à falta de informação dessas sobreo tema. O problema em questão é qual a ideologia e intencionalidade presente nesse programa. Trabalhando a hipótese de que esse programa seja mais um dos instrumentos utilizados pelos governantes para condicionar os estudantes, futuros cidadãos, trabalhadores a seres incapazes de expressar senso crítico, insatisfação e contestação, condicionados ao conformismo e a alienação. Será realizada uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, onde as ideias de autores investigados propiciaram um clareamento compreensivo do tema. Espera-se por resultado, a disseminação de debates que ampliem o entendimento de alunos e docentes sobre tal problemática.

Biografia do Autor

  • Stephane Fernandez Giappichini, UEG

    Pós-graduanda em Gestão e docência do Ensino Superior pela UEG de Mineiros, Goiás (Pós-graduanda em Gestão e docência do Ensino Superior pela UEG de Mineiros, Goiás).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Artigos