A educação inclusiva e o professor de apoio

Autores

  • Adriana Ferreira da Silva
  • Lillian Oliveira Fernandes Carvalho SME

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Professor de apoio.

Resumo

A pesquisa refere-se ao processo de inclusão e o papel do professor de apoio, destacando que a educação inclusiva articula a ampliação do acesso a educação básica garantindo o ingresso dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola comum. Tornando necessário refletir e conhecer a base legal sobre a atuação do professor de apoio na sala de aula, considerando que essa situação envolve uma alteração na dinâmica da sala de aula e a prática pedagógica. Contudo o estudo bibliográfico evidencia o conceito de aceitação da diversidade exigida no desenvolvimento da educação inclusiva, que implica em uma nova concepção de organização escolar.

Biografia do Autor

  • Adriana Ferreira da Silva

    Mestranda  em Ciências  da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias sociales, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pós graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes.

  • Lillian Oliveira Fernandes Carvalho, SME

    Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias sociales, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás- UEG. Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás- UEG, Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Delta.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Edição

Seção

Artigos