A educação inclusiva e o professor de apoio

  • Adriana Ferreira da Silva
  • Lillian Oliveira Fernandes Carvalho SME
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Professor de apoio.

Resumo

A pesquisa refere-se ao processo de inclusão e o papel do professor de apoio, destacando que a educação inclusiva articula a ampliação do acesso a educação básica garantindo o ingresso dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola comum. Tornando necessário refletir e conhecer a base legal sobre a atuação do professor de apoio na sala de aula, considerando que essa situação envolve uma alteração na dinâmica da sala de aula e a prática pedagógica. Contudo o estudo bibliográfico evidencia o conceito de aceitação da diversidade exigida no desenvolvimento da educação inclusiva, que implica em uma nova concepção de organização escolar.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira da Silva

Mestranda  em Ciências  da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias sociales, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pós graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes.

Lillian Oliveira Fernandes Carvalho, SME

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias sociales, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás- UEG. Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás- UEG, Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Delta.

Publicado
2021-01-25
Seção
Artigos